Dupla é flagrada furtando bezerro; câmera registra ação

Câmera de segurança instalada em árvore registra exato momento que homem desce do carro e vai até área rural particular e furta bezerro

Os crimes de abigeato, caracterizados como furtos ou roubos de animais, estão entre os maiores pesadelos dos pecuaristas. Para deter a escalada de ocorrências desse tipo de crime alguns estados tem instalado delegacias voltadas especificamente ao combate e resolução de casos envolvendo furto de gado. Mas, mesmo com o aumento do policiamento, o crime é muito praticado em todo o território brasileiro.

Um vídeo viralizado nesta sexta-feira (24), através de aplicativos de mensagens, surpreende pela ousadia. A câmera de circuito interno, provavelmente instalada pelo produtor rural em árvore, registra o exato momento em que homem desce de seu veículo e vai até área não coberta pela câmera, possivelmente um piquete para bezerros. Alguns segundos depois ele aparece novamente nas imagens da câmera já arrastando o bezerro para dentro do carro.

Com a ajuda de uma corda o meliante consegue carregar o bezerro e o colocar dentro de um automóvel, possivelmente um Chevrolet Monza (modelo do início da década de 90), onde seu comparsa o aguarda. A ação planejada dos bandidos leva menos de um minuto. Informações preliminares dão conta de que a propriedade fica no Paraná, o fato foi registrado na tarde desta quinta-feira (23). Veja o vídeo:

YouTube video

Atualizado: Segundo o Portal EVN, o fato ocorreu na comunidade de Barra do Lontra, interior de Salto do Lontra, no Paraná. Pequena cidade fica distante 56 quilômetros de Francisco Beltrão.

As autoridades policiais, que atuam na repreensão desse tipo de crime, salientam que o trabalho de repressão é constante, porém reforçou a necessidade do aumento de registro das ocorrências. Precisamos de medidas de prevenção e combate. O registro de ocorrências, através dos produtores rurais, é fundamental para a investigação da polícia na busca pelos criminosos.

Não é de hoje que o furto e roubo de animais no campo – o abigeato – causa prejuízos na pecuária brasileira. A atividade criminosa no meio rural atinge também sementes, cargas de grãos, tratores e máquinas em geral.

Velho conhecido dos produtores rurais, o abigeato cresceu e se sofisticou ao longo das últimas décadas devido a vários motivos: as grandes extensões das propriedades, a dificuldade de fiscalização por parte do Estado e a organização das quadrilhas. A figura de um único ladrão roubando uma ovelha para matar a fome de sua família cedeu espaço a grupos numerosos com operações de guerrilha.

O prejuízo é tão grande que, segundo dados do Ministério da Agricultura, cerca de 20% da carne consumida no Brasil é clandestina, e chega à mesa do brasileiro custando até 40% menos que a proteína que passou pelos trâmites sanitários oficiais.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM