A infração foi decorrente do incêndio que começou no fim de janeiro, já consumindo cerca de 4 mil hectares da área, patrimônio universal da humanidade conhecido por sua rica biodiversidade; confira
O proprietário de uma fazenda na região da Serra do Amolar, no Pantanal, foi multado em R$ 9.672.525 pela Polícia Militar Ambiental de Corumbá. A infração foi decorrente do incêndio que começou no fim de janeiro, já consumindo cerca de 4 mil hectares da área, patrimônio universal da humanidade conhecido por sua rica biodiversidade.
O fogo, que persiste mesmo após algumas chuvas, mobiliza desde então 18 brigadistas que trabalham incessantemente para conter as chamas. O apoio aéreo, iniciado há cinco dias, também integra os esforços na difícil missão de extinguir o incêndio na Serra do Amolar.
Análises de georreferenciamento e imagens de satélite confirmaram que o incêndio teve início na fazenda do produtor rural autuado. Esta é a segunda ocorrência de incêndio no Pantanal em 2024, sendo que o primeiro teve lugar em Miranda, no Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro. A situação é considerada atípica para o período, já que janeiro e fevereiro costumam ser meses de chuvas, reduzindo os riscos de incêndios.
A tenente-coronel Tatiane Inoue, diretora de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar, destacou a crescente incidência de incêndios na região, mesmo em meses historicamente chuvosos. “As mudanças climáticas estão acontecendo. Um reflexo são esses incêndios, por exemplo, em janeiro, que é um mês comumente de chuvas na região. Porém, já atuamos em dois grandes incêndios este ano“, explicou a tenente-coronel, ressaltando a importância da preparação para responder com eficácia a emergências desse tipo.
Escrito por Compre Rural.
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.