“Trump é eleito o próximo presidente dos Estados Unidos”, afirma TV

Donald Trump anuncia vitória, diz que fechará fronteiras e promete virada nos EUA: ‘Será a era de ouro da América’; republicano falou para apoiadores na Flórida, na madrugada desta quarta-feira (6)

A apuração dos votos ainda estava em andamento quando Trump subiu ao palco. Ele liderava a disputa no Colégio Eleitoral e no voto popular. Além disso, o jornal “The New York Times” estimava chance de vitória para ele acima de 95%. Trump começou seu discurso agradecendo o apoio do público, da família e de amigos. O republicano classificou a própria vitória como o “maior movimento político de todos os tempos”.

“Eu não vou descansar até devolver uma América segura e próspera que merecemos. Essa vai ser a era de ouro da América.”

O canal de televisão Fox News declarou a vitória do republicano Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos na madrugada desta quarta-feira (6), a única emissora a fazer o anúncio até o momento, depois de projetar o triunfo do candidato nos estados-pêndulo da Pensilvânia e Wisconsin.

“Donald Trump eleito o próximo presidente dos Estados Unidos”, afirma o site da Fox News.

O candidato republicano Donald Trump tem 95% de chances de vencer as eleições de 2024, segundo o modelo matemático do jornal The New York Times, atualizado em tempo real ao longo da apuração.

O NYT estima que Trump alcançará 287 votos no colégio eleitoral, contra 251 da democrata Kamala Harris, que teria o prêmio de consolação de vencer na preferência popular com uma margem estreita.

O republicano também disse que irá “recuperar” os EUA. “Vamos ajudar nosso país a se recuperar. Nosso país precisa de ajuda, precisa muito. Vamos resolver nossa fronteira e todos os outros problemas”.

Trump ressaltou a vitória do Partido Republicano no Senado, que voltou a comandar a casa. “Os EUA nos deu um mandato poderoso. Voltamos a controlar o senado”, disse ele, que ainda destacou a possibilidade de que mantenha o controle sobre a Câmara dos Deputados.

Após instrumentalizar ódio em sua campanha, Trump agora indicou que está “na hora de reunir” o país. Ele falou em “colocar um fim às divisões dos últimos quatro anos”. Indicando que não vai começar nenhuma guerra, Trump ainda lembrou dos atentados e ameaças que sofreu. “Deus me salvou por um motivo“, disse.

Trump foi alvo de um ataque a tiros. Em julho, Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, atirou contra Donald Trump durante um comício na Pensilvânia. O candidato foi atingido de raspão e uma pessoa da plateia morreu. O atirador foi morto pelo Serviço Secreto. Em setembro, Ryan Wesley Routh foi preso com um rifle AK-47 enquanto se preparava para atirar em Trump, num segundo atentado.

O vice na chapa, JD Vance, também discursou no evento. Ele destacou a “maior volta política da história dos EUA” e prometeu que haveria a “maior recuperação econômica da história”.

Até a última atualização desta reportagem, Trump liderava em todos os estados-chave considerados decisivos para vencer a eleição presidencial, segundo a Associated Press. O republicano comentou a votação expressiva nos estados-chave e disse que estava vivenciando um sentimento de amor maravilhoso. Ele também citou o fato de o partido ter retomado o controle do Senado após quatro anos.

Aqui no Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro parabenizou a vitória do republicano pelas redes sociais.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM