O Dia de Campo é uma realização Incaper/Fundagres, com apoio do Sindicato Trabalhadores Rurais, Prefeitura de Vila Pavão e Alta Genética.
Segunda atividade mais praticada em propriedades rurais capixabas, ficando atrás somente do café, a produção de leite foi tema do ‘Dia de Campo Pecuária de Leite’, realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em Vila Pavão. O encontro aconteceu na terça-feira (19/09), em uma propriedade referência, assistida pelo Instituto há oito anos.
Na programação, o Incaper participou com os temas “Produção de volumoso para seca”, apresentado pelo extensionista Bernardo Lima; e “Apresentação de resultados de Propriedade de Referência” (do produtor Nivaldo Bening, onde ocorreu o evento), ministrado pelo extensionista Rogério Durães.
O Dia de Campo é uma realização Incaper/Fundagres, com apoio do Sindicato Trabalhadores Rurais, Prefeitura de Vila Pavão e Alta Genética. A propriedade da família de Nivaldo Bening, onde aconteceu a capacitação, tem 3,2 ha destinada à produção de leite.
Segundo o extensionista Bernardo Lima, a ação de capacitação, apresentada em uma unidade de referência, reforça o trabalho desenvolvido pela Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). “Embora considerada pequena a área, o trabalho desenvolvido pelo Incaper, onde cito o responsável pelo acompanhamento, o extensionista Rogério Durães, apresenta excelentes resultados. Uma evolução de produção leiteira que saltou de 50L para 330L/dia, com em foco bases de nutrição, melhoramento de rebanho, inseminação artificial, elevou o potencial dos animais”, explica
Leite no Espírito Santo
O Estado tem cerca de dez mil produtores de leite. A produção é estimada em cerca de 1 milhão de litros de leite por dia no Estado, o que representa cerca de R$ 727 milhões anuais de faturamento.
Investimento na cadeia do leite
Em agosto, o governador do Estado, Renato Casagrande, lançou, no Palácio Anchieta, em Vitória, o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite no Espírito Santo. Na ocasião, foi autorizada a publicação do edital de licitação na modalidade de registro de preços para aquisição de 7.500 doses de sêmen sexado e 20 botijões de nitrogênio para a implementação das ações de melhoramento genético do rebanho leiteiro no Espírito Santo.
Fonte: Conexão Safra
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.