Precipitações se dispersam por praticamente todas as regiões, com destaque para o alerta de volumes em determinados estados
Veja como se apresentam as condições climáticas em todas as regiões do Brasil ao chegarmos ao mês de dezembro. O primeiro dia do mês será caracterizado por chuvas intensas em diversas localidades.
Região Sul
A precipitação se dispersa pela região, embora seja breve e alternada com momentos de sol e calor. No Rio Grande do Sul, aguaceiros acompanhados por ventos fortes, trovoadas, raios e granizo são previstos.
Região Sudeste
A atmosfera permanece instável na região, com presença de nuvens densas e chuvas. Alerta para volumes significativos e tempestades, podendo ocorrer queda de granizo no norte do Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e leste de Minas Gerais. Há uma redução da probabilidade de chuva em São Paulo e sul de Minas Gerais.
Centro-Oeste
Chuvas rápidas estão previstas para o leste de Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e norte de Mato Grosso. Destaque especial para a região noroeste mato-grossense, que pode registrar os maiores índices pluviométricos. Enquanto isso, nas demais áreas, o tempo se mantém seco e quente.
Nordeste
A estabilidade climática predomina na maioria das áreas da região. Chuvas pontuais são aguardadas, como pequenos “toques” naturais, nas localidades da Bahia, Ceará, Piauí e Maranhão.
Norte
Pancadas de chuva podem se espalhar por boa parte da região. Um alerta é emitido para chuvas expressivas, incluindo possíveis temporais, que podem ocorrer do oeste do Pará ao Acre. São esperados volumes superiores a 20 mm, acompanhados de ventos, raios e, eventualmente, queda de granizo, criando uma atmosfera de atenção para essas condições climáticas.
VEJA TAMBÉM:
- Puxado por Brasil e Paraguai, Mercosul deve ter área maior de arroz
- COP28: JBS abraça rastreabilidade e apoia agropecuária regenerativa
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.