Desoneração de importações ameaça whey protein nacional

“Retirar a competitividade da industrialização do soro de leite trará impactos ao preço do queijo e, consequentemente, aos preços pagos ao produtor rural”.

Três empresas produzem a proteína, extraída do soro do leite que se obtém na produção dos queijos muçarela e prato em um processo altamente tecnológico. Cada uma dessas indústrias investiu cerca de R$ 500 milhões em equipamentos para dar início à produção nacional, há cerca de oito anos.

“Foi um investimento altíssimo em tecnologia e equipamentos. Essa indústria está em franco desenvolvimento do país, mas não foi consultada sobre essa desoneração abrupta das importações“, afirmou uma fonte do setor. “A decisão vai sepultar a indústria nacional”.

O deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS) pediu ao ministro da Agricultura, Marcos Montes, e ao presidente Jair Bolsonaro que o governo adote uma medida compensatória, como a isenção de PIS e Cofins para o segmento industrial local. O deputado encaminhou ofício ao ministério e ao Palácio do Planalto com a sugestão.

A desoneração da importação do whey protein pode afetar outros agentes do setor e até produtores de leite, diz o deputado. “Retirar a competitividade da industrialização do soro de leite trará impactos ao preço do queijo e, consequentemente, aos preços pagos ao produtor rural”, destacou Goergen.

decisão pode afetar os custos de produção do queijo muçarela, já que o soro não será mais usado nessas plantas. Há receio de que isso facilite a entrada no país de outros queijos importados.

problema também pode virar ambiental, alerta o setor privado. “O soro era descartado e virou produto de valor agregado nesse processo. Sem conseguir competir, o soro perde valor e pode voltar ao meio ambiente”, disse a fonte.

O whey protein, a proteína hidrolizada do soro do leite, não é usado apenas como suplemento nutricional pelos frequentadores de academia. O produto entra em compostos lácteos para a primeira infância e também em itens medicinais e de nutrição para a terceira idade.

“As indústrias que produzem estão chocadas com o que ocorreu. É a desvalorização da produção nacional e não é algo que terá reflexo imediato como freio na inflação”, completou a fonte.

Fonte: Valor Econômico
Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM