O desenvolvimento das lavouras de soja e milho verão no Paraná segue atrasado em relação ao desempenho da safra de 2016/17.
O relatório do Departamento de Economia Rural (Deral) divulgado nesta quinta-feira, 25, mostra que até segunda-feira, 22, apenas 8% das lavouras de milho estavam em fase de maturação, 20 pontos porcentuais abaixo dos 28% registrados em igual período da temporada anterior. Nos últimos sete dias, houve avanço de 2 pontos porcentuais.
A soja atingiu 6% de maturação, 22 pontos porcentuais abaixo dos 28% obtidos em igual período de 2017. Na variação semanal, a maturação da oleaginosa aumentou 4 pontos porcentuais.
As condições de desenvolvimento estão boas para 85% do milho e 85% da soja, quedas respectivas de 1 e 2 pontos porcentuais em relação à semana anterior. No ano passado, 94% do milho e 97% da soja paranaenses tinham boas condições de desenvolvimento.
O Deral informou, ainda, que 61% do feijão primeira safra está colhido, crescimento de 20 pontos porcentuais em relação à última semana.
Do produto no campo, 31% se desenvolvem bem, queda de 21 pontos porcentuais em relação ao último apontamento. No dia 23 de janeiro do ano passado, a colheita do feijão estava superior, em 74% da área, e as condições eram boas para 80% das lavouras.
As Informações são do Estadão Conteúdo.