Desenvolvido e buscando ascensão no futebol: EUA quer fazer bonito na copa

Após a Copa do Mundo FIFA de 1990, os EUA se classificaram automaticamente como anfitriões da Copa do Mundo de 1994, mas perderam para o Brasil.

Uma das melhores seleções da CONCACAF, os Estados Unidos tiveram sua melhor colocação em Copas no torneio inaugural de 1930, com a terceira colocação. Conquistaram a Copa Ouro da CONCACAF seis vezes em treze torneios, inclusive é o atual campeão; entretanto, mundialmente seus melhores feitos foram pouco expressivos: alcançaram as quartas de final da Copa do Mundo de 2002 e o segundo lugar na Copa das Confederações de 2009.

Fato é que, no futebol, até a década de 1990, a seleção dos Estados Unidos foi considerada uma das equipes mais fracas do mundo. Após a Copa do Mundo FIFA de 1990, os EUA se classificaram automaticamente como anfitriões da Copa do Mundo de 1994, mas perderam para o Brasil nas oitavas-de-final. A partir de então, a equipe se classificou para todas as Copas do Mundo.

Em 2022, a Seleção dos Estados Unidos caiu no Grupo B, e enfrenta na primeira fase a Inglaterra, Irã e o País de Gales.  

Agronegócio

Um país desenvolvido e que ocupa atualmente a condição de maior potência econômica, política e militar do mundo. Os Estados Unidos apresentam um elevado nível tecnológico em suas propriedades rurais, e utiliza máquinas, fertilizantes, agrotóxicos, irrigação e todo tipo de biotecnologia disponível.

Em virtude da intensa mecanização aliada aos fatores naturais (como extensão territorial e condição climática), o setor agropecuário norte-americano se destaca. O país é um dos maiores exportadores de produtos agrícolas do mundo. A produção agropecuária abastece o mercado interno de alimentos e matérias-primas, além de ser o maior exportador de gêneros alimentícios processados e in natura.

A concentração da atividade agropecuária no território norte-americano se encontra, majoritariamente, nas Grandes Planícies. Destaca-se o cinturão do trigo, do milho e do algodão. Nas Grandes Planícies situam-se as maiores concentrações de criadores de suínos e bovinos. Nas proximidades dos Grandes Lagos e no nordeste do país, são produzidas hortifrutigranjeira, incluindo ainda a pecuária intensiva, destinada à produção de leite.

As Grandes Planícies são grandes áreas constituídas por solos férteis, relevo plano, predominância do clima subtropical e temperado favoráveis para a produção agrícola. Além de completa rede de transporte, especialmente de hidrovias e ferrovias, facilitando a distribuição de tudo que é produzido.

Existem no país, ainda, importantes áreas produtoras, como a Península da Flórida, que se destaca na produção de cítricos. Já no sul do Estado da Califórnia, os principais cultivos são de frutas como uva, maçã e pêssego. O setor agropecuário dos Estados Unidos é bastante desenvolvido e consegue os melhores índices de produtividade do mundo.

Angus

Incontestavelmente, os EUA é o país mais importante na seleção da raça Angus no mundo, e a qual nos abastece diretamente. Usando reprodutores brasileiros, argentinos, australianos ou canandenses é possível identificar a influência da genética americana.

Sendo assim, o selecionador americano se posiciona como real provedor de genética, e nós brasileiros, argentinos e uruguaios somos quase que na totalidade usuários e multiplicadores deste produto. Aí reside uma grande diferença em termos de seleção animal e de negócios.

Os Estados Unidos são uma grande potência, exemplo de país rico, organizado e desenvolvido, e busca agora, em 2022, fazer bonito também na Copa do Mundo de Futebol.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM