As atividades técnicas paralelas da avicultura tiveram sequência em painéis que trataram de Salmonella na avicultura, suas atualizações e novos estudos.
O segundo dia de programação do Congresso e Central de Negócios Brasil Sul de Avicultura, Suinocultura e Laticínios 2022 (Avisulat) foi marcado por uma intensa programação técnica, com salas cheias e debates enriquecedores. Sobre a avicultura, foram ministradas 15 palestras, que discutiram temas como logística e transporte, tributação, controle de doenças aviárias, entre outros. Já sobre a suinocultura, os especialistas trouxeram ao debate temas como pesquisas em agroindústrias, bem-estar animal, estratégia de mercado e desafios do setor produtivo. O Presente Rural faz a cobertura do evento, que você confere na próxima edição do jornal
A programação teve início às 08 horas da manhã, com palestras concomitantes, entre cinco salas da Fiergs. O coordenador geral de tributação da Receita Federal, Fernando Mombelli, foi o palestrante do tema PIS e Confins e a tributação das carnes temperadas. Na sequência foi a vez de Leandro Paulsen, desembargador federal do Tribunal Regional da 4ª Região, tratar sobre polêmicas e desafios na tributação federal. Claudio Torquatofalou sobre reflexos tributários, Alexandre Rossato tratou do tema PIS/COFINS sobre acordos comerciais, e Arnibo Braatz encerrou a manhã falando de planejamento tributário para o setor de frigoríficos e laticínios.
As atividades técnicas paralelas da avicultura tiveram sequência em painéis que trataram de Salmonella na avicultura, suas atualizações e novos estudos, com Nilo Ikuta, da Simbios Tecnologia, e Anariki Negretti, CEO da Neosensing, e sobre defesa sanitária, Taís Oltramari, auditora fiscal do Mapa, e Ananda Kowalski, coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Avícola (Pesa). Após o Milk Break, os temas saúde intestinal e imunidade, e resíduos de antimicrobianos e estratégias de redução no uso foram debatidos, com a coordenação da palestrante Karine Patrin, doutoranda no Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Patologia Aviária da UFRGS.
Na programação da suinocultura, em seis palestras foram abordados temas como desafios do setor produtivo, maternidade e parição e indicadores de bem-estar animal. Entre os palestrantes estiveram Lizie Buss, chefe da Embrapa Suínos e Aves; Charli Ludtke, coordenadora técnica da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS); Osmar Antônio Dalla Costa, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves; Miquel Collell, da MSD Saúde Animal; Décio Leonhartdt, da Languiru e Vamire Sens Júnior, da Seara.
A 6ª edição do Avisulat segue com programação nesta quarta-feira (30), o último dia de palestras do evento.
Fonte: O Presente Rural
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.