A eficiência reprodutiva do rebanho é o melhor caminho para aumentar a eficiência produtiva de um rebanho e logicamente econômica.
Vacas com menor intervalo de partos tem uma maior produção por lactação e ao longo de sua vida; bem como novilhas com menor idade ao primeiro parto. E desta forma, a fazenda tem maior produção diária, maior produção por área e também por mão de obra.
Os motivos de resultados ruins na reprodução são diversos, dentre eles podemos destacar, cinco pontos:
- Anestro nutricional.
- Capacitação da mão de obra quanto à observação de cio e a prática de inseminação.
- Doenças reprodutivas: Perdas Gestacionais, Metrites.
- Conforto e bem estar.
- Manejo reprodutivo.
Sem dúvida alguma, o principal problema reprodutivo que os nossos produtores enfrentam é o ANESTRO NUTRICIONAL. Esse problema decorre principalmente da falta de planejamento alimentar de uma propriedade. Quantas propriedades tem planejado o total de volumoso necessário para o ano? E a área necessária? Será preciso comprar volumoso ou serei capaz de produzir tudo em área própria? Qual qualidade do alimento que ofereço para minhas vacas?
Outro fator de extrema relevância é a capacitação da mão de obra quanto à observação de cio e a prática de inseminação. A falha em qualquer um desses aspectos leva a queda na taxa de inseminação, concepção e, por conseguinte de prenhez; com isso as vacas ficam mais tempo em aberto (sem produzir) ou mais tempo na fase final de lactação, ou seja, a média de produção cai, levando a uma ineficiência reprodutiva, produtiva e logicamente econômica.
As doenças reprodutivas levam a queda na fertilidade das vacas leiteiras e elas tem origem diversas: infecciosa, química, trauma… Quanto às perdas gestacionais uma atenção muito grande deve ser dada na hora de aquisição dos animais (livre de doenças, como : Brucelose, Leptospirose…), também deve estar atento a alguns medicamentos usados no cotidiano e por fim, deve-se seguir um programa sanitário que vise dar imunidade aos animais quanto a essas doenças (IBR, BVD, Leptospirose, Brucelose…).
E quanto às metrites, a palavra de ordem é prevenção, bom manejo nutricional no pré e pós-parto imediato, escolha de local adequado para essas vacas parirem e conforto. Em nossa prática diária, este tratamento tem se mostrado eficaz em somente 50% dos casos (hormonal ou via infusão uterina), avaliação esta feita em mais de 20 fazendas, ao longo dos últimos três anos.
O conforto e bem estar animal também estão intimamente relacionados aos índices reprodutivos. E quando falamos em conforto é importante pensarmos, não apenas em sombrite. Pesquisas demonstram que a sombra é importante (a natural é melhor), mas em alguns casos é necessário molhar a vaca e depois ventilar a mesma, para secá-la e dar uma sensação térmica melhor. Esse é um tem complexo e relativamente novo em nosso contexto, portanto busque alguém capacitado para te auxiliar na construção de um projeto para sua fazenda.
Além disso, deve haver um planejamento para execução de um manejo reprodutivo compatível com os resultados que você deseja; eleger o período de espera voluntário desejado, bem como intervalo de partos, idade ao primeiro parto, ou seja, estabelecer metas. Por exemplo, propriedades com sistemas de médio a alto nível de tecnologia devem usar rotineiramente a IATF e ter pessoas capacitadas na fazenda para executar essa técnica; devem sincronizar a visita do veterinário com essa prática, pensar em ressincronizar as vacas o quanto antes. Dentro deste item é importante ter um planejamento genético para sua fazenda, ou seja, escolher um touro (sêmen) adequado para o seu rebanho, analisando a raça ou grau de sangue, vida produtiva deste, concepção do touro e filhas, entre outras características, e não somente por PTA leite.
Como podemos observar, para se ter um bom resultado reprodutivo é preciso suar a camisa. E plagiando, Drummond:
“Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para adiante vai ser diferente… “
Portanto, se você não tem bons resultados reprodutivos em sua fazenda, mude, busque trabalhar esses cinco pontos e tenha bons resultados.
Pontos chaves do aumento da eficiência do gado leiteiro