“Pretendemos debater os principais temas que impactam a competitividade da cadeia da soja, desde a qualidade do grão à produção de farelo, óleo e biocombustível.”
Estão abertas as inscrições gratuitas para o 5º Seminário Desafios da Liderança Brasileira no Mercado Mundial da Soja, a ser realizado nos dias 19 e 20 de setembro, na Embrapa Soja, em Londrina (PR), com foco na sustentabilidade na cadeia produtiva da soja. O evento será presencial e as vagas são limitadas. Confira a programação e faça a inscrição aqui.
O pesquisador Marcelo Álvares de Oliveira, da Embrapa Soja, explica que o evento reunirá pesquisadores, técnicos, agentes governamentais, especialistas e representantes das indústrias e de produtores rurais. “Pretendemos debater os principais temas que impactam a competitividade da cadeia da soja, desde a qualidade do grão à produção de farelo, óleo e biocombustível, abordando também questões relacionadas à sustentabilidade, tecnologia, regulamentações e processos produtivos”, destaca Oliveira.
A programação técnica terá como temas prioritários a agricultura de baixo carbono, a nova legislação da União Europeia contra o desmatamento, bioinsumos, agricultura digital e o impacto da qualidade do grão de soja como matéria prima para indústria. Os debates serão conduzidos por renomados especialistas, permitindo a troca de conhecimentos e experiências entre os agentes da cadeia da soja.
O diretor de Economia e Assuntos Regulatórios da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), Daniel Amaral, ressalta a importância do evento para discutir assuntos substanciais para o setor. “Nossas projeções apontam para recordes de produção e esmagamento da soja em grão e dos coprodutos, farelo e óleo, assim como das exportações. Este quadro traz uma série de desafios e oportunidades, do plantio ao embarque. E é justamente isso que vamos abordar no Seminário ao tratar temas essenciais para a qualidade e a competitividade da cadeia produtiva da soja no Brasil”, comenta Daniel Amaral.
Promovido pela Embrapa Soja, em parceria com a Abiove, a Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (Acebr), a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), a Associação das Supervisoras e Controladoras do Brasil (ASCB), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações).
Soja
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a soja é atualmente a cultura com a maior área cultivada (44 milhões de ha) e produção (154 milhões de t) no Brasil, o que torna o País o maior produtor e exportador mundial do grão. Conforme projeções da ABIOVE, a produção pode chegar a mais de 156 milhões de toneladas na safra 23/24. Ainda segundo a Abiove, a expectativa de geração de receita com as exportações pela cadeia produtiva da soja, em 2023, pode superar a marca de US$ 67 bilhões.
Fonte: Embrapa Soja
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Baixa remuneração, clima adverso e importação pressionam atividade, enquanto produtores aguardam recuperação gradual dos preços no outono. Paralisação em unidade da JBS do Colorado envolve cerca de 3.800 funcionários e ocorre em meio a margens apertadas na indústria, rebanho bovino em nível historicamente baixo e preços recordes da carne no mercado americano. COVEZI Caminhões e Ônibus, maior rede de concessionárias da marca IVECO no país, se prepara para inaugurar sua 14ª unidade em Marabá (PA) e reforça presença estratégica em regiões dominadas por agronegócio, mineração e logística pesada Planta invasora se espalha rapidamente pelo país, reduz a capacidade de lotação das pastagens em até 40% e pode causar perdas econômicas superiores a R$ 3 mil por hectare ao ano; Mas da para erradicar o capim-capeta, veja! Continue Reading Capim-capeta invade pastagens e pode derrubar produtividade da pecuária em até 40% As datas para entregar declaração do IRPF 2026 estão na instrução normativa publicada nesta segunda-feira (16) no Diário Oficial da União. Continue Reading Receita encurta prazo para entregar declaração do IRPF 2026 O prazo de envio da declaração vai de 23 de março a 29 de maio, e a expectativa do Fisco é receber cerca de 44 milhões de declarações. Continue Reading Entenda as mudanças na declaração do Imposto de Renda deste anoProdutores de leite enfrentam início de ano difícil, mas setor projeta reação nos próximos meses
Trabalhadores da JBS iniciam primeira greve em frigoríficos dos EUA em 40 anos; e agora?
Gigante dos caminhões acelera expansão no agro e inaugura nova concessionária no Pará
Capim-capeta invade pastagens e pode derrubar produtividade da pecuária em até 40%
Receita encurta prazo para entregar declaração do IRPF 2026
Entenda as mudanças na declaração do Imposto de Renda deste ano





