Desafio vai escolher startups com projetos inovadores no agro

O Desafio Agtech Sustentável vai identificar modelos de negócios que apresentam soluções aos problemas mais relevantes da atualidade; veja como inscrever-se

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP) e o The Yield Lab Institute, braço sem fins lucrativos do Yield Lab, que é um fundo de Venture Capital especializada em agtechs, acabam de firmar uma parceria para trazer às startups brasileiras uma grande oportunidade: o Desafio Agtech Sustentável, que vai identificar modelos de negócios que apresentam soluções aos problemas mais relevantes da atualidade em relação a mudanças climáticas e sistemas agroalimentares da América Latina e do Caribe.

Com inscrições até 7 de julho pelo site, as startups brasileiras do agronegócio que tenham produtos, serviços ou tecnologias voltadas à sustentabilidade na produção de alimentos podem participar. O foco é mostrar iniciativas que integrem soluções que visam a redução das emissões de gases de efeito estufa e dos impactos ambientais, além da otimização do uso de recursos naturais.

“A América Latina e o Caribe são fundamentais para a agricultura global do futuro, especialmente diante da necessidade que temos em construir sistemas agroalimentares que sejam regenerativos e sustentáveis, que atendam uma população global cada vez mais crescente. Hoje, como consequência do aumento das temperaturas e da mudança nos padrões de chuva, a agricultura nessa região é muito vulnerável”, afirma Kieran Gartlan, Diretor no The Yield Lab.

A pandemia COVID-19 tornou-se uma oportunidade de realinhar os sistemas produtivos com a natureza, desafiando- a sociedade a repensar alguns dos sistemas que sustentam a economia. “Há cada vez mais apelos para uma recuperação verde e devemos utilizar a crise como uma oportunidade de construir economias circulares mais inclusivas, resilientes e de baixo carbono”, completa Gartlan. Inscreva-se já!

O Desafio Agtech Sustentável busca soluções inovadoras em todo o setor produtivo, em categorias como:

  1. Culturas extensivas (por exemplo: cerejas, abacates, frutas cítricas, uvas, etc)
  2. Culturas intensivas (por exemplo: milho, trigo, cana-de-açúcar, soja, etc)
  3. Proteínas (proteínas animais e proteínas alternativas).

Serão selecionadas de três a cinco startups, que terão acesso a:

  1. Mentoria e networking para promover ideias nas áreas de negócios, tecnológico, financeiro e ambiental.
  2. Oportunidade de competir por prêmios e reconhecimentos, que ajudam a dimensionar e desenvolver novas ideias e inovações.

Os finalistas terão ainda o benefício de trabalhar com o PNUMA, The Yield Lab Institute, The Yield Lab LatAm, Universidad Austral de Rosario, BID Lab, Fontagro, a Iniciativa GO4SDGS e a rede de parceiros em negócios, tecnologia e políticas públicas na agricultura e AgTech.

Relatório de recomendações de política

O Desafio Agtech Sustentável será acompanhado pelo desenvolvimento de um relatório de recomendações de políticas pela Universidad de Austral. Esse processo tem como objetivo identificar os principais problemas e barreiras em relação às políticas públicas para startups e ajudá-las a prosperar e obter sucesso em suas soluções na América Latina e no Caribe.

  • Serviço:
  • Desafio Agtech Sustentável
  • Até 7 de julho de 2021
  • Inscrições (clique aqui)
Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM