No Brasil, a perda de alimentos na comercialização de frutas e hortaliças podem ultrapassar 50% do total produzido, enquanto em outros países o descarte não supera 10%.
Entre 10 e 14 de dezembro, Belo Horizonte vai sediar o Biobased Battle 2018, desafio internacional para transformar conhecimento em inovação, e encontrar soluções para o desenvolvimento sustentável. O Sistema FAEMG é apoiador e participa ativamente da edição, que este ano tem foco na redução da perda de alimentos.
Para o superintendente do INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo), braço de pesquisa do SISTEMA FAEMG, Pierre Vilela, o problema é crônico e precisa de uma solução urgente: “Toda a sociedade sofre com o impacto desse processo de perda, que começa na colheita e termina nos pontos de venda”. Vilela acrescenta que, além de propor soluções para o problema, a ação promove o intercâmbio entre participantes do Brasil e da Holanda, e aproximação entre universidade e empresas.
No Brasil, as perdas na comercialização de frutas e hortaliças podem ultrapassar 50% do total produzido, enquanto em outros países o descarte não supera 10%. As perdas na cadeia de hortifrúti alcançam 200 mil hectares desperdiçados durante as etapas de pré-colheita, colheita, beneficiamento e comercialização do produto.
Principais causas de perdas:
- Colheita
- Demora excessiva na comercialização
- Distribuição
- Produtos de baixa qualidade
- Embalagem inadequada
- Condições climáticas
- Transporte inadequado
- Armazenamento impróprio
Mesmo com a variedade de causas, cerca de 50% das perdas na cadeia estão concentradas no manuseio e no transporte, e não no momento final da venda. Assim, se a prevenção de perdas atuasse com eficiência neste setor, seria grande a redução nos custos e o crescimento do volume de vendas do produtor e distribuidor.
BIOECONOMIA
De acordo com a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), bioeconomia é “o conjunto de atividades econômicas relacionadas com a invenção, desenvolvimento, produção e utilização de produtos e processos biológicos”. Tais atividades podem melhorar a saúde, aumentar a produtividade da agricultura e dos processos industriais e contribuir para a sustentabilidade ambiental.
Biobased Battle
Sustentabilidade e inovação juntas em um evento internacional de impacto ambiental! Equipes multidisciplinares compostas por brasileiros e holandeses trabalham simultaneamente, desenvolvendosoluções inovadoras para os problemas da indústria.
O objetivo é aproximar universitários da realidade das empresas colocando-o frente a frente aos grandes desafios mundiais. Não precisa ser um expert no assunto para participar – durante a semana as equipes farão uma imersão no desafio proposto e conhecerão diversas ferramentas que podem ajudar a transformar conhecimento em ideias e ideias em negócio!