O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) assumiu nesta terça-feira (3), o cargo de ministro do Desenvolvimento Agrário, pasta recriada por Lula.
O novo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT-SP), disse que o desafio da sua pasta e do governo Lula é eliminar a fome do Brasil.
“Os governos Lula e Dilma fizeram o País sair do mapa da fome com segurança alimentar para todos. A regressão iniciou em 2016, levando o país de volta ao mapa da fome”, afirmou Teixeira, durante a cerimônia de posse que ocorre na sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
“Hoje, nós iniciamos esse desafio de erradicar a fome e dar condições mais dignas de vida ao povo que vive no campo. Nesse sentido, queremos resgatar o papel do Estado brasileiro, que através deste e de outros ministérios, deve promover o acesso à terra”, disse.
O ministro ressaltou compromisso com os povos do campo, da floresta e das águas, com remanescentes de quilombos, povos tradicionais e ribeirinhos.
“Nenhum país pode se considerar moderno, civilizado e desenvolvido tendo 33 milhões de brasileiros vivendo em grave insegurança alimentar e mais 100 milhões de brasileiros vivendo dentro da insegurança alimentar”, disse.
Outra preocupação ressaltada por Paulo Teixeira foi o meio ambiente.
Segundo ele, em parceria com outros ministérios, pretende recriar de áreas de proteção ambiental, áreas de florestas e dar maior produtividade as áreas agricultáveis.
Para o ministro, o campo, deve evitar na humanidade um desastre ambiental ecológico que é o desastre climático. Nesse sentido, pretende fazer com que a pequena agricultura, esteja sempre voltada para recuperação do meio ambiente e de nascentes.
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, participou do início da cerimônia e ao discursar ressaltou a importância da pasta .
“Do ponto de vista econômico, é gerador de riqueza e alimento. Do ponto de vista ambiental, sustentabilidade. É um compromisso de combate às mudanças climáticas, à agroecologia. Tem importância social, econômica e de sustentabilidade“, disse.
Participam da cerimônia inúmeras lideranças de movimentos sociais do campo, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), militantes e lideranças do Partido dos Trabalhadores.
- Vaca Nelore Carina FIV do Kado bate recorde mundial de valorização
- ‘Boicote ao boicote’: cadeia produtiva de bovinos quer deixar o Carrefour sem carne
- Jonh Deere enfrenta possíveis tarifas com sólida estratégia, diz CEO
- Maior refinaria de açúcar do mundo terá fábrica no Brasil para processar 14 milhões de t/ano
- Pecuarista é condenado a 3 anos de prisão por matar mais de 100 pinguins na Argentina
“Iremos trabalhar com porta aberta, em um diálogo permanente, acolhendo sugestões e críticas, naquela ‘amizade incômoda’. Venham pra cima”, afirmou.
Paulo Teixeira
Paulo Teixeira nasceu em Águas da Prata, no interior de São Paulo e se mudou para a capital em 1979 para estudar direito na USP. Escolheu viver em São Miguel Paulista, na periferia da zona leste da cidade onde se casou e criou seis filhos.
Iniciou a vida política em 1980, quando conheceu o Lula e se filiou ao PT, iniciando sua militância pelos direitos dos trabalhadores junto às comunidades eclesiais de base e aos movimentos sociais.
Advogado e mestre em Direito no estado de São Paulo, foi subprefeito de São Miguel Paulista de 1989 a 1992 e Secretário de Habitação na gestão Marta Suplicy de 2000 a 2004.
Em 2022, foi eleito para o quinto mandato de Deputado Federal para SP, foi líder do PT na Câmara e Secretário Geral do PT, também atuou na coordenação na campanha do atual presidente Lula.
Paulo Teixeira é um dos autores das leis de auxílio emergencial do Vale Gás e de Suspensão de Despejos, garantindo que as famílias não fossem desalojadas de suas casas durante a pandemia da Covid-19. Também é relator do novo Código de Processo Civil, que incluiu o artigo que obriga a participação do poder público na mediação de conflitos em terras urbanas e rurais.
Fonte: Agência Brasil
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.