Produtores que optaram por plantar “no pó” demonstram cautela, aguardando chuvas mais intensas para garantir o andamento da safra.
O plantio da soja no Paraná alcançou 22% da área total prevista até segunda-feira (30), conforme o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab). Todas as áreas semeadas apresentam boas condições, e 78% já estão em desenvolvimento vegetativo. Produtores que optaram por plantar “no pó” demonstram cautela, aguardando chuvas mais intensas para garantir o andamento da safra.
A semeadura do milho 1ª safra atingiu 74% da área programada, favorecida pelas precipitações recentes, que contribuíram para um bom progresso. O cereal está 99% em desenvolvimento vegetativo e 1% em germinação, sinalizando evolução satisfatória, segundo o Deral.
Em contrapartida, o trigo enfrenta adversidades provocadas por geadas e períodos de seca. Somente 62% das lavouras de trigo mantêm qualidade considerada boa, enquanto 21% estão em condições médias e 39% em situação ruim. As geadas causaram queda na produtividade e na qualidade, com o pH abaixo do padrão, afetando o produto. A colheita continua, mas os danos já são expressivos.
Segundo o Deral, o clima permaneceu estável na última semana de setembro, com chuvas pontuais apenas na região leste do Estado. A estabilidade climática permitiu o avanço do plantio das culturas de verão, mas a necessidade de precipitações mais consistentes continua como preocupação para produtores que buscam garantir o desenvolvimento adequado das lavouras.
Fonte: Agro Estadão
VEJA TAMBÉM:
- Projeto estabelece distância segura para pulverização aérea defensivos em SP
- Fortes chuvas no Rio Grande do Sul interrompem cultivo de arroz e reduzem liquidez
- Apesar das condições climáticas, consultoria mantém estimativa de produção recorde de soja
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.