As condições climáticas estão favoráveis, com o clima chuvoso favorecendo a umidade do solo no momento essencial de frutificação das plantas.
São Paulo, 24 – O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná, estimou a safra de café 2024/25 no Estado em 42,7 mil toneladas, ou 6% a mais do que no ano passado, quando foram produzidas 40,4 mil toneladas.
Segundo nota da pasta, as condições climáticas estão favoráveis, com o clima chuvoso favorecendo a umidade do solo no momento essencial de frutificação das plantas. Anteriormente, diz a secretaria, os cafezais haviam passado por “um momento crítico, causado pelas ondas de calor que antecederam as chuvas, abortando algumas flores”.
O Deral destacou também que a área plantada com café no Paraná parou de encolher e “tem aumentado sutilmente” pelo segundo ano consecutivo, “representando uma recuperação importante e relação às safras passadas”.
Ainda conforme o Deral, os preços para o produtor têm sido atrativos, chegando nos últimos dias a R$ 1.975,26 a saca de 60 quilos, mais que o dobro em relação a igual período do ano passado (R$ 846,45).