“O Palácio do Planalto virou o maior concorrente dos arrozeiros gaúchos. Um escracho, um deboche, uma completa falta de noção”, afirmou o Deputado Federal Luciano Zucco (PL-RS).
O cenário atual no Rio Grande do Sul é devastador em todos os aspectos. No entanto, o que já está ruim pode piorar ainda mais devido às decisões tomadas pelos governantes, como destaca o Deputado Federal Luciano Zucco (PL-RS). Ele critica veementemente a decisão do governo federal de importar um milhão de toneladas de arroz branco, um movimento que, segundo ele, demonstra um total desconhecimento da realidade agrícola do estado.
O Deputado aponta que o Rio Grande do Sul já enfrentava três safras consecutivas com falhas na produção, agravadas por uma recente catástrofe que destruiu lavouras, casas, galpões, máquinas e estruturas de irrigação, além de causar a perda de vidas humanas e animais. Mesmo com esses desafios, 83% da área plantada já havia sido colhida antes da catástrofe, e as regiões onde a colheita foi finalizada registraram boas médias de produtividade.
Zucco argumenta que o estado colherá mais de 7 milhões de toneladas de arroz, o suficiente para abastecer o mercado nacional. Ele questiona a lógica por trás da importação de 15% do consumo anual de arroz, sugerindo que tal medida desmotiva os produtores e põe em risco a segurança alimentar do país.
Os produtores gaúchos, reconhecidos pelo uso de alta tecnologia e conhecimento em suas operações, não merecem ser tratados desta maneira. Zucco enfatiza que o arroz produzido no estado é manuseado com o máximo de cuidado, desde a colheita até a mesa do consumidor, sem intervenções que comprometam a integridade do produto final. “Os arrozeiros gaúchos não merecem esse tipo de tratamento, logo eles que empregam tanta tecnologia e conhecimento”, aponta o deputado.
O Deputado também expressa preocupação com a qualidade do arroz importado, solicitando que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirme ou desminta informações de que o cereal não atende aos cuidados fitossanitários necessários. Ele menciona notícias de que o arroz importado teria sido produzido com fertilizantes e defensivos não autorizados pela autoridade sanitária.
Além das questões sanitárias, Zucco destaca os aspectos políticos e eleitorais da importação. Ele acusa o governo federal de gastar R$ 7,2 bilhões do orçamento federal para vender arroz subsidiado, com rótulo próprio, diretamente nos supermercados. Esse ato, segundo ele, caracteriza abuso de poder político e propaganda escancarada, reminiscentes de práticas típicas de ditaduras como a de Cuba.
“O presidente Lula vai gastar R$ 7,2 bilhões de reais do orçamento federal para vender arroz subsidiado, tabelado, com carimbo governamental. O Palácio do Planalto virou o maior concorrente dos arrozeiros gaúchos. Um escracho, um deboche, uma completa falta de noção”, critica ele.
O Deputado conclui pedindo o cancelamento imediato da compra e sugere que os recursos sejam redirecionados para o esforço de reconstrução do estado, que tanto contribuiu para a riqueza nacional. Para Zucco, a decisão do governo federal é um escracho, um deboche e uma completa falta de noção.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Tarifaço dos EUA interrompe recorde nas exportações de café solúvel do Brasil
Tarifaço de 50% imposta pelos Estados Unidos derrubou exportações de café solúvel no principal mercado do produto brasileiro, mas setor compensou parcialmente com alta de preços, receita recorde e avanço do consumo interno
Continue Reading Tarifaço dos EUA interrompe recorde nas exportações de café solúvel do Brasil
Fim da escala 6×1: governo pode enviar projeto para agilizar aprovação
Em conversa com a imprensa nesta quarta-feira (28), ela afirmou que o governo pode enviar um projeto para unificar as propostas que já estão em tramitação.
Continue Reading Fim da escala 6×1: governo pode enviar projeto para agilizar aprovação
Pesquisa aponta ganho de até cinco sacas de soja por hectare com tecnologia para estresse abiótico
Resultados indicam taxa de vitórias acima de 90% e maior estabilidade produtiva em diferentes ambientes de cultivo.
Kawasaki acelera o futuro e confirma “robô-cavalo” em produção: estreia já tem data
Com hidrogênio, IA e quatro patas, o Corleo o “robô-cavalo” deve estrear na Expo 2030 e chegar ao público em 2035.
Continue Reading Kawasaki acelera o futuro e confirma “robô-cavalo” em produção: estreia já tem data
Abate aéreo de cavalos selvagens – mais de 9.000 – na Austrália vira guerra política; entenda
Abate aéreo na região de Kosciuszko e mudança na lei aceleram redução drástica dos brumbies na região alpina da Austrália, enquanto cresce o questionamento sobre alternativas como realocação, adoção e controle populacional ético.
Conab: colheita de safra recorde deve elevar preços de fretes em fevereiro
A avaliação consta do Boletim Logístico de janeiro e considera a combinação entre produção elevada, ocupação de armazéns e maior demanda por caminhões no pico da colheita.
Continue Reading Conab: colheita de safra recorde deve elevar preços de fretes em fevereiro





