Empresa que opera a maior mina de potássio do Brasil, e a Lavoro anunciaram parceria para ajudar a reduzir pela metade a dependência brasileira pelo cloreto de potássio
A Verde Agritech, que opera a maior mina de potássio do Brasil, e a Lavoro, líder em distribuição de insumos agrícolas no Brasil e na Colômbia, anunciaram uma parceria para ajudar a reduzir pela metade a dependência brasileira pelo cloreto de potássio importado. Hoje, mais de 96% do potássio usado nas lavouras do país vêm do exterior, o que faz dele o segundo item na pauta de importações do Ministério da Economia.
O acordo entre as duas empresas vai permitir que engenheiros agrônomos da Lavoro, que atua com mais de 190 lojas espalhadas pelo Brasil e pela América Latina, prestem consultoria aos agricultores e apresentem o potássio nacional.
“O Brasil é um país de dimensões continentais e a parceria vai permitir que o agricultor brasileiro, independentemente do Estado em que esteja, possa receber orientação especializada sobre os produtos da Verde Agritech”, comenta Cristiano Veloso, fundador e CEO da Verde Agritech.
Com mais de 55 mil clientes na América Latina, por meio da sua presença física e digital, a Lavoro atua nos principais Estados agrícolas do Brasil, incluindo Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e as regiões Norte, Sul e Sudeste. Com três distribuidoras na Colômbia e um escritório no Uruguai, a companhia agora vislumbra oportunidades de negócios no Paraguai, Uruguai e Chile. Uma das pioneiras do setor de insumos agrícolas na área digital, em 2020, a Lavoro colocou no ar seu canal digital de vendas, o CompreLavoro, capaz de atender às necessidades de agricultores, agrônomos e outros profissionais do agronegócio. Ainda no universo high-tech, em 2021, lançou o aplicativo Minha Lavoro, dando ainda mais protagonismo ao produtor rural.
Além de oferecer um atendimento especializado ao agricultor, o acordo entre as empresas permitirá prazos de pagamento mais flexíveis e preços competitivos em reais.
“Incluir no portfólio da companhia um produto nacional, como o K Forte®, e que traz inúmeros benefícios para a produção de alimentos, é parte da estratégia da companhia, referência para o produtor em soluções eficientes para o campo”, comenta Roberto Rosa, diretor de compras da Lavoro.
O potássio da Verde Agritech, vendido com o nome comercial K Forte, é superior ao importado porque não contém cloro e não se perde por lixiviação. Com liberação gradual de nutrientes, o potássio brasileiro não compacta e nem saliniza a lavoura, além de preservar a microbiota do solo.
O produto é produzido em São Gotardo e Matutina, interior de Minas Gerais. Com investimentos que superam R$ 70 milhões, a Verde Agritech inaugura em agosto a unidade dois de produção. Com isso, a empresa se tornará a maior produtora de potássio em território brasileiro, com cerca de três milhões de toneladas por ano.
A companhia também anunciou investimentos de R$ 275 milhões, a partir do ano que vem, para construir a terceira planta, com previsão de ficar pronta em 2024. Com mais esta unidade, a capacidade anual para produzir potássio saltará para 16,4% da demanda nacional.