Departamento agrícola da UE reduz previsão de safra de milho após chuvas intensas

Os analistas cortaram repetidamente suas projeções para a safra de milho da UE, inicialmente por causa do clima quente no sudeste da Europa.

O serviço de monitoramento de safras da União Europeia, MARS, cortou nesta segunda-feira suas previsões de produtividade para as safras de milho, girassol e soja, citando o excesso de chuvas no sudeste da Europa, enquanto a colheita de beterraba açucareira apresentou resultados melhores do que o esperado.

Ao mesmo tempo, as chuvas acima da média, também registradas em outras partes do bloco, atrasaram as semeaduras para as safras de inverno do próximo ano, afirmou.

Gestão de dejetos: como a bovinocultura pode preservar a saúde do solo?

Os analistas cortaram repetidamente suas projeções para a safra de milho da UE, inicialmente por causa do clima quente no sudeste da Europa e, depois, por causa do excesso de chuvas durante a colheita em algumas partes do bloco.

Em um relatório mensal, o MARS fixou a produtividade média do milho em 2024 em 6,66 toneladas métricas por hectare (t/ha), abaixo das 6,85 t/ha de setembro e 11% abaixo do ano passado. Essa foi a quinta redução consecutiva do MARS em sua previsão de rendimento do milho.

Para o girassol, a previsão foi reduzida de 1,98 t/ha para 1,86 t/ha, enquanto o rendimento médio da soja foi colocado em 2,72 t/ha, abaixo dos 2,81 t/ha de setembro.

Em contrapartida, a perspectiva de rendimento da beterraba açucareira na UE, cultivada principalmente no norte, foi aumentada para 75,4 t/ha, de 74,7 t/ha projetados no mês passado.

“Na Bulgária, Romênia, Hungria e Croácia, as chuvas intensas de fim de temporada a partir de meados de setembro contribuíram para uma piora nas expectativas de rendimento (especialmente para girassóis e milho), que já eram baixas devido às condições muito quentes e secas anteriores”, disse o MARS em seu relatório.

Condições excessivamente úmidas e chuvas torrenciais também foram observadas em muitas outras partes da Europa Central e Ocidental.

“As chuvas não apenas causaram atrasos na colheita das safras de verão, mas também levantaram preocupações sobre a qualidade dos grãos e prejudicaram a campanha de semeadura dos cereais de inverno”, disse o MARS.

Um dos motivos para que a colheita de grãos de inverno deste ano na França fosse a pior em décadas foi o fato de o período de semeadura no ano passado ter sido extremamente úmido.

Fonte: Reuters

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM