Delta G apresentará na Expointer novo Sumário de Touros

Publicação que será lançada na feira trará como destaque avaliação de animais comprovados nas raças Hereford e Braford

A Conexão Delta G vai apresentar durante a Expointer 2017, que ocorre de 26 de agosto a 3 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), a sua edição anual do Sumário de Touros. Na publicação, os interessados poderão consultar dados sobre animais das raças Hereford e Braford de diversas origens, com avaliação genética para características relacionadas à avaliação de desempenho, de reprodução e adaptação de exemplares testados no programa de melhoramento genético da Conexão Delta G.

No Sumário, são mostradas também, de forma inovadora, DEPs genômicas dos animais avaliados para pigmentação ocular, comprimento de pelo, caracterização racial e resistência ao carrapato, este último item é um dos carros chefe do programa de melhoramento genético da Conexão Delta G, reconhecido no setor, em trabalho desenvolvido com a parceria da Embrapa e Gensys Consultores, e apoiado pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).

Conforme o presidente do Conselho Técnico da Conexão Delta G, Bernardo Potter, nas raças Hereford e Braford, entre os touros Deca 1 (classificação dos animais que estão entre os 10% superiores do Sumário), 80% são touros de associados da Conexão Delta G. Esses animais são comparados com touros nacionais e internacionais que tem filhos avaliados no programa. “Estes touros que estão entre os 10% superiores fizeram parte do nosso Programa Touro Jovem, mostrando o sucesso do nosso trabalho de melhoramento genético”, afirma.

Potter avalia que muitos touros jovens já estão superando exemplares consagrados, mostrando a eficácia do melhoramento genético. Para o presidente do Conselho Técnico, isto é tudo que se projeta em um programa de melhoramento genético, que um touro fique no topo do sumário por, no máximo, três ou quatro anos e que gerações mais novas venham e superem as gerações anteriores. “Touros jovens com a primeira avaliação estão tendo destaque desde o último programa de teste de Progênie e já estão sendo contratados por Centrais de Inseminação e que estarão em breve no Sumário de touros. Esta publicação vem a coroar o nosso trabalho”, destaca.

Grande parte da genética destes touros já estará disponível ao mercado a partir da próxima Temporada de Primavera da Pecuária Gaúcha. A Conexão Delta G reúne atualmente 16 associados entre os principais criatórios das raças Hereford e Braford e tem como principal objetivo gerar e utilizar tecnologia de ponta para aumentar a rentabilidade da pecuária de corte. O programa de melhoramento genético é o forte elo entre as empresas participantes da entidade.

Escrito por: Nestor Tipa Júnior

Fonte: Assessoria Agropecuária

 

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM