A medida busca assegurar a participação abrangente dos produtores, especialmente diante das dificuldades de comercialização.
A 47ª edição da Expointer, um dos maiores eventos agropecuários da América Latina, mantém sua realização no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, durante o período de 24 de agosto a 1º de setembro.
Para evidenciar a continuidade do evento, o prazo para inscrições de agroindústrias na Feira da Agricultura Familiar, uma das principais atrações da Expointer, foi estendido recentemente. Segundo Márcio Dalbem, extensionista da Emater/RS-Ascar, essa prorrogação, até o dia 31 de maio, foi decidida pela comissão organizadora do evento.
A medida busca assegurar a participação abrangente dos produtores, especialmente diante das dificuldades de comercialização causadas pelos efeitos das enchentes.
A expectativa é que a feira sirva como um importante canal de vendas para os produtos da agricultura familiar, abrangendo plantas, artesanato e alimentos processados.
Para esta edição, o Pavilhão da Agricultura Familiar foi expandido, acrescentando 80 estandes a mais do que em 2023, totalizando 418 espaços disponíveis.
Parque inundado
Recentemente, as inundações afetaram os 141 hectares do Parque de Exposições Assis Brasil, onde a Expointer é realizada.
Em decorrência disso, a Fenasul/Expoleite, feira promovida pelo governo estadual e prevista para ocorrer no parque de 15 a 19 de maio, foi cancelada. A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) informou que todas as atividades no local estão suspensas pelo menos até o dia 31 de maio, devido às enchentes que afetaram a região metropolitana, incluindo o parque, que permanece inacessível e sem condições de uso por tempo indeterminado.
Como resultado, também estão suspensos durante esse período os trabalhos e atendimentos das equipes que operam no local, incluindo os setores de Provas, Comunicação, Relações Comerciais, Logística e Manutenção.
O Parque Assis Brasil conta com uma área de 45,3 mil metros quadrados de pavilhões cobertos, 70 mil metros quadrados de área de exposição, 19 espaços para julgamentos e nove locais para leilões e auditórios.
Expointer ficará sem aeroporto?
Apesar da incerteza quanto à reabertura do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, a realização da Expointer, a maior feira agropecuária do Rio Grande do Sul, está confirmada para o final de agosto. A Fraport, empresa responsável pela operação do aeroporto, planeja solicitar uma prorrogação de 90 dias na suspensão dos voos, devido aos estragos causados pelas enchentes que atingiram a região no início de maio.
O aeroporto permanece inundado, com o nível da água atingindo mais de 1,70 metros de altura. A extensão dos danos na pista, nos equipamentos e nas edificações ainda não foi determinada.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ordenou a suspensão da venda de passagens para os meses de julho a setembro, aguardando a normalização da situação. Essa condição levanta preocupações sobre o impacto logístico e a chegada de visitantes para a Expointer, que tradicionalmente atrai um grande público de todo o país.
Até o momento, a organização da feira não se manifestou sobre possíveis medidas alternativas para garantir o acesso ao evento, caso o aeroporto permaneça fechado.
VEJA TAMBÉM:
- Produtores de café voltam atenções à colheita
- Dia será marcado por grande onda de frio em algumas localidades; veja onde
- Se necessário, Conab comprará feijão para formação de estoques, diz diretor
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.