Primeira fórmula infantil Dairy & Plants Blend Danone (Mistura de Lácteos & Plantas, em uma tradução livre) sob a marca Nutrilon na Holanda
A Danone revelou o que descreveu como “primeiro na indústria” esta semana: uma nova fórmula infantil que combina ingredientes vegetais e lácteos. Manuela Borella, Vice-Presidente de Estratégia Global Baseada em Plantas e Aceleração de Negócios, disse que a abordagem reúne o ‘melhor de ambos’ ingredientes lácteos e vegetais, fornecendo um alimento para bebês ‘nutricionalmente completo’ com uma pegada de carbono 30% menor do que outras fórmulas em pó.
A Danone está se preparando para lançar sua primeira fórmula infantil Dairy & Plants Blend (Mistura de Lácteos & Plantas, em uma tradução livre) sob a marca Nutrilon na Holanda.
O produto foi desenvolvido para atrair pais que desejam opções “vegetarianas e flexitarianas” para seus bebês. “Descobrimos que pais e consumidores na Holanda estão muito interessados em alimentos à base de plantas”, observou Manuela.
A Danone disse que o consumo à base de plantas está crescendo “substancialmente” na Europa, segundo dados do Smart Protein Project (Projeto Proteína Inteligente, em uma tradução livre), que mostram que mais de um terço (37%) dos consumidores da UE estão escolhendo uma dieta vegana, vegetariana ou flexitariana. Além disso, 69% dos pais agora preferem que seus filhos comam mais alimentos à base de plantas, revelou uma pesquisa recente da OnePoll.
Oferecendo o ‘melhor do leite e das plantas’
Se os consumidores estão procurando mais opções à base de plantas, por que não apenas lançar uma fórmula à base de plantas? Certamente, vimos um aumento na inovação neste espaço.
O produtor francês Bébé M, por exemplo, produz uma fórmula infantil orgânica sem leite, sem soja, sem glúten e sem óleo de palma; a Else Nutrition desenvolveu uma fórmula 100% à base de plantas feita de ingredientes como amêndoa, trigo sarraceno e tapioca que a empresa diz ter ‘todos os macronutrientes e mais de 20 vitaminas e minerais essenciais’; e a Gerber, de propriedade da Nestlé, oferece a linha Good Start (Bom Começo, em uma tradução livre) de fórmulas à base de plantas nos EUA.
- UE e México firmam novo acordo comercial às vésperas da posse de Trump
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
- Mapa firma convênio de R$ 21 milhões para defesa agropecuária no RS
- Calor no Sul e chuva no Centro-Oeste e Norte: confira a previsão do tempo
- Fatores que devem fazer esta safra a maior da história
Borella disse que a Danone decidiu desenvolver um produto híbrido misturado ao aproveitar o “melhor do leite e das plantas”. Sessenta por cento da proteína contida na fórmula é derivada de soja não transgênica, revelou a Danone.
A soja é um ingrediente bem estabelecido em fórmulas infantis. Há muito tempo é reconhecida como uma fonte adequada de proteína à base de plantas para fórmulas infantis e de transição, com o Comitê de Nutrição da Sociedade Europeia de Gastroenterologia Pediátrica, Hepatologia e Nutrição (ESPGHAN) declarando em 2006: ‘as fórmulas de proteína de soja podem ser utilizados para alimentação de recém-nascidos a termo”.
No entanto, a ESPGHAN acrescentou: “A soja é uma fonte de proteína inferior ao leite de vaca, com menor digestibilidade e biodisponibilidade, bem como menor teor de metionina. O conteúdo exigido pela legislação atual da União Europeia é superior ao das fórmulas infantis de proteína de leite de vaca. As fórmulas de proteína de soja podem ser usadas para alimentar lactentes a termo, mas não apresentam vantagem nutricional sobre as fórmulas de proteína de leite de vaca e contêm altas concentrações de fitato, alumínio e fitoestrógenos.”
A Danone está contornando quaisquer deficiências nutricionais associadas ao uso de proteínas vegetais em fórmulas infantis, apoiando-se nos pontos fortes nutricionais de ingredientes lácteos, como soro de leite, caseína e lactose.
“Pouco menos da metade (40%) da proteína necessária nesta nova receita vem de ingredientes lácteos – especificamente caseína e proteína de soro de leite de vaca, bem como lactose.”
“A lactose é uma importante fonte de carboidratos para bebês e também um nutriente essencial encontrado no leite materno. Esta combinação única de ingredientes vegetais e lácteos nos permite oferecer uma combinação de nutrientes encontrados nas plantas e no leite materno. E esta formulação demonstrou ser nutricionalmente completa, apoiando o crescimento e o desenvolvimento normal do bebê”, disse Borella.
“Como mãe de quatro filhos, aprecio os pais que desejam a melhor nutrição para o crescimento e desenvolvimento saudável de seus bebês. Na Danone, também reconhecemos que muitos pais desejam introduzir opções à base de plantas, vegetarianas e flexitarianas na dieta de seus bebês, ao mesmo tempo, em que atendem às necessidades nutricionais específicas de seus bebês. Nossa nova fórmula para bebês Dairy & Plants Blend foi desenvolvida com essas necessidades em mente.”
A inclusão de proteína à base de plantas na formulação oferece alguns benefícios de desenvolvimento, continuou a Vice-Presidente. Com seu “sabor suave de plantas”, a fórmula Dairy & Plants Blend destina-se a “ajudar a familiarizar bebês e crianças com sabores de plantas de maneira suave”. Isso pode ajudar a moldar as preferências alimentares futuras, com a esperança de que as crianças pequenas sejam menos adversas a comer seus vegetais à medida que são desmamadas para alimentos sólidos.
“Nos últimos anos, houve várias publicações revisadas por pares que indicam que expor bebês a sabores no início da vida pode moldar futuras escolhas alimentares. Por exemplo, já em 2011, na revista revisada por pares ‘Digestion’, a pesquisa demonstrou que há um período de aprendizado sensível nos primeiros meses de vida, durante o qual sabores desagradáveis podem se tornar palatáveis”, elaborou Borella.
Comida de bebê inteligente para o clima com 30% menos emissões de carbono
O conteúdo de ingredientes à base de plantas – bem como a embalagem totalmente reciclável – também contribui para a menor pegada de carbono do produto.
Calculando as emissões de carbono relacionadas ao fornecimento dos ingredientes, produção, embalagem e transporte de produtos para distribuidores e varejistas, a Danone descobriu que a Dairy & Plants Blend tem uma pegada de CO2 30% menor por embalagem do que outras fórmulas em pó oferecidas sob a marca Nutrilon.
“Usar mais plantas na receita, bem como embalagens totalmente recicláveis, ajuda a reduzir a pegada de carbono da Dairy & Plants Blend em comparação com nossa linha existente de fórmulas em pó disponíveis na Holanda”, disse Borella.
“Reconhecemos que os consumidores estão cada vez mais procurando opções de alimentos que se encaixem em dietas e estilos de vida vegetarianos, flexitarianos e à base de plantas, tanto do ponto de vista da saúde quanto do meio ambiente. Na Holanda – nosso primeiro mercado de lançamento – as mensagens relacionadas às emissões de CO2 30% mais baixas [serão incluídas] na embalagem de nossa receita de mistura de leite e plantas da marca Nutrilon.”
“Acreditamos que esta nova receita se encaixa bem com nossa marca de fórmula infantil Nutrilon – uma marca cujo lema é ‘Confie em suas escolhas, confie em Nutrilon’, seja qual for a jornada de alimentação que os pais escolherem — incluindo optar por dietas flexitarianas ou vegetarianas.”
Embora o conceito faça sua estreia na Holanda, a Danone vê um potencial mais amplo para misturas lácteas e vegetais na categoria de fórmulas infantis e espera continuar a impulsionar a inovação em suas marcas globais, nos disseram. “A Danone planeja introduzir esta nova receita durante o segundo semestre de 2022 e em 2023 em outros mercados sob a marca global Aptamil da Danone. Poderemos fornecer mais detalhes sobre quais países estão mais próximos do lançamento nesses mercados.”
Fonte: MilkPoint