Daniel Dantas vende fazendas milionárias ao Rei do Gado, um recorde

Na mesa de negociação temos, de um lado, o Rei do Gado brasileiro com 240.000 bovinos, o Grupo Quagliato e, do outro, a AgroSB, que pertence ao Grupo do banqueiro Daniel Dantas. O resultado final é que, o Rei acabou comprando as fazendas em maior negócio imobiliário da história.

Com grande exclusividade, o Compre Rural, teve acesso a uma das maiores negociações do mercado imobiliário rural dos últimos cinco anos. Na mesa de negociação temos, de um lado, o Rei do Gado brasileiro, o Grupo Quagliato, do outro, a AgroSB, que pertence ao Grupo do banqueiro Daniel Dantas. O resultado final é que, o Rei acabou comprando as fazendas em maior negócio imobiliário da história. Daniel Dantas vende fazendas milionárias ao Rei do Gado, e Brasil tem um novo recorde imobiliário rural.

Enquanto isso, do outro lado do país, a segunda e última rodada do leilão de duas fazendas que pertenceram ao ex-presidente da República João Goulart (1919-1976), nesta sexta-feira (11), terminou novamente sem compradores. A primeira rodada, realizada em julho, também não havia atraído compradores. As propriedades ficam em Itacurubi, na Região Central do RS, e Itaqui, na Fronteira Oeste do estado, e, juntas, são avaliadas em mais de R$ 250 milhões, de acordo com a casa que fez o leilão.

O Brasil possui o maior rebanho comercial de bovinos do mundo, cerca de 240 milhões de cabeças de gado. Dentro do setor da pecuária, desta vez, o destaque é para a história de quase meio século do Grupo Rio Vermelho, fundado por Roque Quagliato, o Rei do Gado, em Sapucaia-PA em 1973. Quando tinha 33 anos, ele deixou para trás a confortável vida de usineiro que levava em Ourinhos, no interior de São Paulo, para tentar a sorte como pecuarista no meio da selva amazônica.

Considerado um ícone da pecuária brasileira, o Grupo Quagliato, com mais de 240.000 cabeças de gado, concretizou a comprou parte das Fazendas do Grupo Agro SB, de Daniel Dantas, no Pará. As negociações envolveram a Agropecuária Santa Bárbara Xinguara, a AgroSB, que pertence ao também conhecido, Daniel Dantas. Ambas das empresas, são destaque na região do Pará. “Uma negociação que será registrada no livro da pecuária nacional”, disse nossa fonte com exclusividade.

A aquisição foi um verdadeiro destaque para a história de quase meio século – grupo completa 50 anos em setembro de 2023 – do Grupo Rio Vermelho, fundado em Sapucaia-PA em 1973, por Roque Quagliato, o Rei do Gado do Brasil. Roque ficou conhecido na região como “rei do gado”, mas tornou-se também o rei da preservação da Amazônia. Ao mesmo tempo que assegura a sustentabilidade, a reserva serve como ferramenta de manejo da fazenda, conforme apresentou o pecuarista.

Desta vez, o grupo que tem sede no estado do Pará, na Fazenda Rio Vermelho, vai anexar as suas terras as fazendas vendidas pela AgroSB, mais precisamente as vizinhas: Fazenda Espírito Santo e Castanhal. Segundo a fonte próxima a negociação, que prefere não se identificar, as terras adquiridas pelo Rei do Gado somam cerca de 27.000 hectares. As propriedades estão no município de Xinguara, um município brasileiro do estado do Pará.

Rei do Gado
Roque Quagliato é considerado o verdadeiro Rei do Gado

“Minha família queria ampliar os negócios com a pecuária”, diz ele. “Fui lá ver que oportunidade havia no Norte.”

Ainda segundo a fonte, a negociação não envolve compra dos animais, as propriedades foram compradas na modalidade que chamamos de “porteira aberta”, ou seja, o valor envolve apenas as pastagens, áreas de reservas e benfeitorias. Claro, você deve estar curioso em relação ao valor dessa negociação gigante. Pois bem, nas palavras da nossa fonte, “o valor não pode ser divulgado por questões contratuais, porém, com certeza, é a maior negociação imobiliária rural dos últimos cinco anos no Brasil”.

As propriedades, após a negociação, serão anexadas a Fazenda Rio Vermelho, que é a sede do Grupo Quagliato, no Pará. Ainda segundo as informações, o Rei do Gado, possui hoje cerca de 240.000 bovinos sob sua posse. O grupo é responsável pela geração de empregos, produção de alimentos de forma sustentável e, além de tudo, grande referência para a pecuária de corte nacional.

“O rebanho do grupo é o maior do Brasil, fazendo do Grupo um exemplo de sustentabilidade e produção pecuária no país”, diz Thiago Pereira, Diretor de Conteúdo do Compre Rural, e especialista em agronegócio.

Rei do Gado

Atualmente, o Grupo dos Irmãos Quagliato otimiza e intensifica a produção pecuária, evitando a abertura de novas áreas de pastagem, e ao mesmo tempo, proporciona maior quantidade de arrobas por há, promovendo o aumento de sua produtividade e lucratividade.

Além disso, as propriedades dos Quagliato na região amazônica somam cerca de 100.000 hectares — o equivalente a metade da cidade de São Paulo — e parte do sucesso do empreendimento está justamente na localização.

Roque Quagliato é o caçula dos irmãos Quagliato, donos do Grupo Irmãos Quagliato, que atua nos setores sucroalcooleiro e pecuário. O Grupo Quagliato tem forte presença nos Estados de São Paulo, Paraná e Goiás.

Rei do Gado

AgroSB

Já a AgroSB, foi fundada em 2005, e é uma das empresas mais atuantes nos mercados agrícola e de pecuária do país. Atualmente trabalham com cria, recria e engorda de gado, passando por um intenso trabalho de seleção genética. Buscam na Integração Lavoura/Pecuária a maximização da utilização de seus ativos.

A AgroSB, segundo os dados de 2019, a empresa que pertence ao grupo Opportunity controlado pelo banqueiro Daniel Dantas, que em 2017 integrou a lista de bilionários da Bloomberg, tinha no Sul e Sudeste do Pará 500 mil hectares (que corresponde a mais de três municípios de São Paulo) e um rebanho de 170 mil cabeças de gado.

Pecuarista alcança 500.000 bois e se torna o Rei do Gado mundial

A  Australian Agricultural Company (AACo.) detém e opera o maior rebanho de gado bovino da Austrália, com cerca de 500.000 cabeças espalhadas por suas propriedades em Queensland e em Northern Territory. A companhia é especializada em carne produzida a pasto, carne de animais alimentados com grãos e produção de carne Wagyu.

A AACo possui e opera um equilíbrio estratégico de propriedades, confinamentos e fazendas, compreendendo cerca de 7 milhões de hectares de terra em Queensland e no Território do Norte. Isso equivale a aproximadamente 1% da massa terrestre da Austrália.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM