A Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores (ANCP) promove Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores; evento será realizado em Uberaba (MG), na abertura da ExpoGenética
A Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores (ANCP) promove no dia 16 de agosto, na abertura da 17ª ExpoGenética, mais um Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores. Com o tema “Da prenhez ao parto”, o evento reunirá especialistas renomados para debater os últimos avanços na área da pecuária de corte, com foco na fase crucial que vai da prenhez ao parto.
O encontro, que chega à sua 28ª edição, será realizado no Centro de Eventos Rômulo Kardec, localizado no Parque Fernando Costa em Uberaba (MG), e contará com um programa completo de palestras, discussão em plenário, mesa redonda, lançamentos de nova DEP e do sumário de touros 2024, além de um happy hour para confraternização.
Voltado a criadores associados, pecuaristas, pesquisadores, professores e estudantes de ciências agrárias, técnicos agropecuários, programas de melhoramento genético, associações de raças bovinas e empresas da área de genética, o seminário trará palestrantes altamente capacitados que tratarão de temas grande relevância para o setor.
Confira a programação:
- “Oportunidades e Desafios do Mercado Pecuário de Cria”. Antonio Chaker El-Memari Neto, diretor do Instituto Inttegra, abordará o tema, com foco na otimização dos resultados econômicos da atividade.
- “Nutrição fetal e a qualidade do bezerro produzido”. Pedro Veiga, gerente Global de Tecnologia Bovinos de Corte da Cargill, trará as últimas novidades em nutrição fetal, um fator crucial para o desenvolvimento saudável dos bezerros.
- “Estou preocupado com a expressão da genética reprodutiva?”. José Luiz Moraes Vasconcelos (Professor Zequinha), da Unesp de Botucatu, compartilhará seus conhecimentos sobre reprodução bovina, com foco nas melhores práticas para garantir altos índices de prenhez e nascimentos vigorosos.
- “Novas ferramentas genéticas para auxiliar na seleção de precocidade sexual do rebanho”. Fernando Baldi, pesquisador Sênior da ANCP, apresentará os avanços na área de facilidade de parto, um aspecto fundamental para o bem-estar das vacas e dos bezerros.
Na sequência, acontecerá lançamento da nova DEP para Facilidade de Parto, uma das mais aguardadas por todos os envolvidos na cadeia produtiva. Foram mais de cinco anos de estudos e inúmeros dados coletados que resultaram na criação dessa ferramenta pioneira da ANCP, que vai auxiliar os criadores a diminuir problemas de parto nas fazendas.
O evento prosseguirá com a mesa de debates “Com a palavra, o criador”, que discutirá o tema “precocidade e facilidade de parto”. Liderada pelo gerente de Programas Especiais Corte da Alta Genética, Manoel de Sá, o encontro contará com a participação de quatro criadores e um técnico.
Farão parte da mesa de discussões Flávio Sandim, da Genética Aditiva; Carine Faifer e Felipe Faifer, da Nelore Cedro; Guilherme Pontieri, da Agro Pontieri; Marco Aurélio Fernandes, consultor técnico da ANCP, além de Manoel de Sá e Fernando Baldi.
Durante a programação também acontecerá o lançamento do Sumário de Touros das Raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã, edição de agosto de 2024, uma publicação que reúne informações sobre os principais touros e trará novidades como tabela de animais líderes para facilidade de parto e para DEP de caráter mocho.
O evento será encerrado com um happy hour para confraternização entre os participantes, criando um ambiente propício para a troca de experiências e networking.
- Serviço:
- Evento: 28º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores
- Tema: “Da prenhez ao parto”
- Data: 16 de agosto de 2024, a partir das 8h30
- Local: Centro de Eventos Rômulo Kardec – Parque Fernando Costa – Uberaba (MG)
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.