Custos pesam no bolso do produtor de leite no Brasil

O custo de produção de leite se mantém elevado no acumulado do ano; confira todos os fatores que fazem o custo da produção do leite pesar no bolso do produtor

Após uma expressiva elevação no custo de produção de leite em janeiro, o mês de fevereiro fechou em ligeira queda de -0,2%. Mas, em 2023 a inflação de custos acumulada nos dois primeiros meses do ano está em 1,0%, enquanto a variação anual de custos de produção de leite registrou uma deflação de -1,2%.

Volumosos (alimentação verde) e Minerais puxaram o custo para baixo

O custo do grupo Volumosos foi fundamental para a queda do custo de produção de leite emfevereiro, dada a sua importância na formação de custos da atividade e, também, pela intensidade com que ocorreu. Em fevereiro, este grupo teve retração de custos de -2,4%. O preço dos fertilizantes foi o principal fator. Outro grupo de custos que registrou deflação foi a aquisição de Minerais, que teve variação de custos de -2,6%.

Num outro extremo, apresentando comportamento altista, o grupo que se destacou foi o de Qualidade do leite, com elevação de 3,1% nos preços em apenas um mês. O grupo Concentrado registrou alta de 0,6%, puxado por ração para vaca, farelo de algodão e polpa cítrica. A queda no preço do farelo de trigo não foi suficiente para reverter este movimento de alta. O grupo Sanidade e reprodução e o grupo Energia e combustível registraram leve crescimento de custos, da ordem de 0,3% e 0,2%, respectivamente. O custo do grupo Mão de obra não apresentou variação em fevereiro.

O custo de produção de leite se mantém elevado no acumulado do bimestre, com majoração de 1%. Apesar do custo do grupo Volumoso e Minerais terem acumulado quedas significativas de 1,9% e 2,0%, a elevação do custo do grupo Mão de obra foi muito significativa (6,1%), juntamente com o grupo Qualidade do leite (8,5%). Outros três grupos que compõem o custo de produção de leite acumulam altas, mas de menor expressão.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM