Para se inscrever, é preciso ter mais de 18 anos de idade e Ensino Médio completo. Aulas começam em fevereiro. Confira os detalhes!
A Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA), em parceria com o Senai, abriu inscrições para o curso gratuito para mecânicos de máquinas agrícolas e de mecânicos de colhedora de cana. O curso terá duração de 160 horas e as aulas começam em fevereiro.
Para participar, o é preciso ter mais de 18 anos de idade e já ter concluído o Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas direto no Senai, que fica na Praça Frei Eugênio, 85. Todas as aulas serão realizadas no Senai em Uberaba (MG).
Após a conclusão do curso, a equipe organizadora fará uma triagem para selecionar os perfis capacitados e aptos a entrar no mercado de trabalho. A oportunidade de sair empregado é resultado da dificuldade, nos últimos anos, que as usinas têm encontrado para suprir o déficit de mecânicos, principalmente na época de colheita e moagem da cana-de-açúcar.
A CMAA, por exemplo, que tem 60 mecânicos, pretende aumentar o número em 30% diante do crescimento da produção de cana. Mas para isso, segundo Claudio Fidencio, gerente corporativo de Recursos Humanos, é preciso ter mão-de-obra qualificada.
“Com o constante aumento da competitividade entre as empresas, fica cada vez mais importante a formação de equipes de forte rendimento, dispostas a resolver problemas e contribuir para os resultados do negócio”, destaca.
Trator é eleito o melhor do ano
O trator 942 Vario, da fabricante alemã de tratores Fendt, ganhou o “Trator do Ano” desta edição. Criado pela revista italiana Trattori em 1998, o prêmio internacional conta um grupo de jornalistas independentes – especializados em mecanização agrícola – que escolhem as melhores máquinas agrícolas do mercado europeu.
A premiação, que é dividida em quatro categorias, contra com: trator do ano, melhor utilitário, melhor de especializado e TOTY sustentável. Curioso para saber os ganhadores?
Antes de conferir a lista dos vencedores, você que é fã das máquinas agrícolas, confira nessa matéria abaixo, o trator lançado pela Jonh Deere, autônomo e gigante, uma máquina que promete ajudar os produtores do campo!
Trator do ano: Fendt 942 Vario
A nova série 942 chega pela primeira vez a mais de 400 cavalos. Este modelo impressiona também pelo nível de conectividade que permite controle remoto total de várias funções. A otimização do motor é baseada em um conceito que oferece um desempenho de alta potência em baixas rotações. Dessa maneira, o motor funciona sem problemas com um nível de torque máximo específico e com um nível de consumo mínimo.
Outro destaque é que a máquina possui um inovador sistema hidráulico, que inclui dois circuitos de fluxo separados. A transmissão VarioDrive divide o torque aos dois eixos, otimizando a tração no campo e na estrada.
Melhor utilitário: Fendt 314 Profi +
O trator, também da empresa alemã Fendt, possui um novo e inovador sistema de impulso chamado Dynamic Performance, que fornece energia extra, independentemente da tarefa.
A cabine FendtOne é outro ponto importante da máquina, expandindo a área de exibição com novos terminais. Ela também inclui controles que o agricultor consegue personalizar mais e um sistema que sincroniza o escritório com o trator e a frota em termos de compartilhamento de dados e planejamento de tarefas.
Melhor especializado: New Holland T4.110 N
O trator New Holland T4.110 N fez a diferença principalmente graças ao eixo suspenso “TerraGlide”, disponível com freios ou sem. Este sistema é um ‘ponto de virada’ em termos de conforto e agilidade. Ele permite que o agricultor dirija em alta velocidade em condições de total segurança, seja no campo ou na estrada. O operador pode ajustar facilmente a altura e a rigidez da suspensão de acordo com as condições do solo.
TOTY sustentável: Potência de metano da New Holland
- Vacas têm melhores amigas e sofrem com separações
- Chuva a caminho? Previsão aponta bons índices; descubra onde deve chover
- STF prorroga audiências de conciliação sobre marco temporal para 2025
- Gigante do confinamento acelera engorda e parceiros economizam, em média, R$ 132,80/boi
- Acordos entre Brasil e China para a agropecuária podem elevar posição do país no ranking de exportação mundial
Na categoria TOTY sustentável, criada nesta edição, a grande vencedora foi a New Holland Methane Power. A empresa desenvolveu um motor de metano que fornece a mesma potência e torque que um motor equivalente a diesel. A tecnologia integrada de agricultura de precisão inclui alguns elementos de operações autônomas, como a capacidade de detectar obstáculos.
Outro ponto interessante é que algumas funções de trabalho específicas do trator podem ser transferidas de um monitor para o outro apenas com um toque na tela. Além disso, o produtor pode usar seu smartphone para destravar o trator e até controlar a articulação traseira via celular.