Especialista recomenda escalonamento da época de semeadura e de grupos de maturação relativa como alternativas para minimizar perdas de produtividade
Os agricultores da região Sul do Brasil podem enfrentar desafios adicionais na safra agrícola 24/25 devido às variações do clima. Após intensas precipitações e alagamentos, provocados principalmente pelo fenômeno climático El Niño, os prognósticos climáticos indicam a chegada de La Niña, que representa a baixa e irregular distribuição das chuvas durante a estação de cultivo da soja no Sul do Brasil.
Para Fernando Arnuti, Consultor de Desenvolvimento de Produto da TMG – Tropical Melhoramento & Genética – os agricultores precisarão se atentar a dois pontos fundamentais, que são a escolha da cultivar de soja mais apropriada e o escalonamento da época de semeadura como estratégias para minimizar o risco de perda de produtividade.
O primeiro critério a ser considerado na escolha de uma cultivar de soja é o grupo de maturação relativa (GMR), que representa a duração em dias do ciclo de desenvolvimento da soja. No Sul do Brasil, consultores e agricultores podem escolher conforme as peculiaridades de cada região as cultivares de soja com GMR entre 4,9 e 6,7. De modo geral, quanto maior for o GMR, maior será a duração do ciclo de desenvolvimento da cultivar.
O consultor comenta que “cultivares com maior GMR (exemplo TMG 7362 IPRO e TMG 2165 IPRO) são as mais apropriadas para anos de La Niña, pois apresentam maior duração na fase de desenvolvimento vegetativa, o que possibilita reduzir o risco de ocorrência de déficit hídrico durante o enchimento de grãos”.
O segundo critério a ser considerado pelo agricultor é o escalonamento da época de semeadura, que visa modificar o ambiente de desenvolvimento da soja durante a estação de cultivo.
De acordo com Arnuti, “ao escalonar a época de semeadura o agricultor reduz a probabilidade de condições climáticas adversas nas duas principais fases de desenvolvimento da soja que são a germinação/emergência e floração/enchimento de grãos”. Essas orientações não geram custos adicionais ao agricultor e auxiliam no planejamento e na tomada de decisão.
Escolha de cultivares deve estar aliada ao histórico da área
Arnuti pontua que a agricultura é uma atividade dinâmica, em que cada lavoura possui características químicas, físicas e biológicas únicas. Nesse cenário, a escolha da cultivar de soja baseada no relato de outros agricultores nem sempre é uma estratégia lucrativa.
“É recomendado escolher cultivares de soja que estejam de acordo com o histórico da área/talhão (exemplo o tipo do solo, o nível da fertilidade do solo, a ocorrência de pragas/doenças e a média de produtividade) e, assim, escolher a melhor estratégia para maximizar o seu potencial produtivo”, comenta. O especialista diz ainda que o auxílio do engenheiro agrônomo é fundamental no planejamento da lavoura.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
O Grupo Wagron, formado pelo casal Agnaldo Mendes e Karla Torres Mendes, atua na produção de grãos e comercialização de insumos agrícolas, enfrentando dificuldades financeiras nos últimos anos, teve a recuperação judicial aprovada. O vídeo mostra uma cena chocante em Bom Despacho; suspeito foi identificado, mas nega maus-tratos contra o cavalo. Continue Reading Video: Homem arrasta cavalo com caminhonete em MG e revolta moradores O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou o Plano Nacional de Ferrovias ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (15) e afirmou que o lançamento oficial deve ocorrer em fevereiro. No agronegócio, a Ford F-150 se destaca como uma aliada para o transporte de cargas pesadas e posições em terrenos solicitados, entregando a robustez de um “caminhão” com o conforto de um utilitário de luxo. Esse crescimento acelerado tem impulsionado a conectividade em regiões remotas, beneficiando principalmente o produtor rural. Confira a promoção lançada pela Starlink com quase 60% de desconto!
Continue Reading Starlink, de Elon Musk, é líder no Brasil e faz mega promoção para produtor rural Conheça a importância do cow sense – habilidade dos cavalos -no treinamento e na eficiência do trabalho no campo e nos esportes equestres.
Continue Reading Cow Sense: a habilidade dos cavalos no manejo de gado e nas competiçõesJustiça blinda dívida de R$ 41 milhões de mais um agricultor em recuperação judicial
Video: Homem arrasta cavalo com caminhonete em MG e revolta moradores
Governo lançará Plano Nacional de Ferrovias e busca atrair investimento de R$ 100 bilhões
Ford F-150 parece um “caminhão” e se torna a picape gigante mais acessível do mercado
Starlink, de Elon Musk, é líder no Brasil e faz mega promoção para produtor rural
Cow Sense: a habilidade dos cavalos no manejo de gado e nas competições