CT de Bovinocultura de Leite vai à campo identificar melhores práticas e renovar conhecimento

Técnicos da Faesp estudaram propriedades com diferentes práticas de manejo, a fim de captar práticas e inovações da cadeia produtiva.

Planejamento, ciência, sustentabilidade, sucessão familiar e eficiência. Esses foram alguns dos temas observados pela Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite durante missão de três dias por Descalvado (Fazenda Santa Rita/Agrindus), São Carlos (Embrapa Pecuária Sudeste e Fazenda Recreio) e Araras (Fazenda Colorado/Xandô).

A organização das visitas foi feita pelo departamento econômico da Faesp, que, ao selecionar as propriedades, objetivou conhecer na prática diferentes escalas e sistemas de produção de leite, a fim de captar uma “fotografia” da cadeia produtiva e apresentar ao pequeno e médio produtor as melhores práticas, estreitar parcerias e entender métodos eficientes e modernos de produção de leite e derivados.

Mosca-dos-chifres causa perdas superiores a uma arroba por bovino

A Comissão Técnica esteve representada por Luiz Otavio Motta, coordenador, Wander Luís Carvalho, coordenador adjunto, Carlos Renato Prince, Gláucio Antonio Ribeiro Borges, João Bosco Andrade Pereira e Carlos Pagani Netto, todos membros da Comissão.

Márcio Vassoler, diretor 1º secretário da Faesp, diz que a missão é um compromisso da entidade para com os sindicatos rurais a fim de levar aos produtores conhecimento de diferentes realidades, mas com o mesmo propósito: eficiência e sustentabilidade na produção de leite.

Para Luiz Otavio Motta, os três dias de visitas foram de muito aprendizado, desde a gestão de ativos ambientais, manejo de rebanho, emprego de insumos e até o melhor uso dos recursos naturais, da topografia, da água da chuva e sombra.

“Foi uma semana muito produtiva para a Comissão de Bovinocultura Leiteira da Faesp, conhecendo aquilo que o Estado de São Paulo possui de referência em produção leiteira, visitando propriedades exemplares e ouvindo pesquisadores e produtores que são referência no tema”, afirma.

“Nossos agradecimentos ao presidente do Sistema Faesp/Senar-SP, Dr Tirso Meirelles, toda equipe técnica da Faesp e aos membros da nossa Comissão Técnica. E também aos nossos anfitriões Roberto Jank (Agrindus), André Novo, Marco Bergamaschi e Teresa Cristina Alves (EMBRAPA), Mario Dotta e família (Fazenda Recreio), e Carlos Alberto Pasetti de Souza e Sergio Soriano (Fazenda Colorado).”

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM