Touros avaliados em dezembro do 2018 da CRV Lagoa são lideres em produção, longevidade e sanidade.
Como de costume, as provas de dezembro de 2018 dos touros holandeses da CRV não trazem muitas surpresas. O progresso genético permanece, a filosofia de seleção e uma programa de seleção secular geram resultados consistentes.
Isto aplica-se à seleção para sólidos, denominada “Leite Rico” e igualmente à Sanidade (V+S), Eficiência (V+E) e, consequentemente, à Longevidade (LGV). Após mais esta rodada de índices genéticos, a CRV continuará oferecendo aos seus cooperados e clientes uma proposta diferenciada e exclusiva no mercado.
Pacote de touros
Para que os produtores de leite possam olhar para o futuro com a plena confiança de obtenção de um rebanho saudável e eficiente.
O pacote de touros com o mesmo objetivo de seleção, normalmente constituído por 3 indivíduos ou mais, é o caminho mais assertivo e seguro para obtenção de resultados.
BOUW ROCKY, o número um indiscutível para a Longevidade (LGV). Os nomes de três touros conhecidos e confiáveis, BOUW ROCKY, BOUW FINDER e DELTA BOOKEM DANNO, ainda ocupam lugares de destaque entre os touros com milhares de filhas avaliadas.
Com um NVI de 302, DANNO é o touro provado com filhas avaliadas mais bem classificado na Holanda e na Bélgica, ocupando a posição número 01 para Tipo Final no Brasil. As filhas de Danno alcançam elevadíssima produção de leite, oferecem pernas e patas incríveis, excelentes úberes e são verdadeiras “artistas em vida produtiva” (Longevidade 612 dias).
Criação da seleção para Sólidos, denominada “Leite Rico”
Uma estratégia consistente de melhoramento genético focada em componentes fornece resultados. Em linhas gerais, o produtor de leite busca vacas produtivas, saudáveis e fáceis de Manejo, que produzem, ainda, “Leite Rico” em componentes (gordura e proteína, principalmente).
Porcentagens superiores de componentes não só podem ter um efeito positivo imediato sobre o preço do leite (ou rendimento de derivados lácteos), como também geram uma maior eficiência na relação fosfato/componentes, que é um outro efeito indireto.
- Mulher que matou onça-parda é identificada; vídeo revoltou a internet
- Justiça blinda dívida de R$ 41 milhões de mais um agricultor em recuperação judicial
- Video: Homem arrasta cavalo com caminhonete em MG e revolta moradores
- Governo lançará Plano Nacional de Ferrovias e busca atrair investimento de R$ 100 bilhões
- Ford F-150 parece um “caminhão” e se torna a picape gigante mais acessível do mercado
Nesta linha, gostaria de destacar os touros MANDERS DAZZEL, com 1.303 kg para Leite, + 0,48% G, + 0,04% P e 111 para Tipo Final; SKALSUMER PILATES, produção de 1.037 kg de Leite, + 0,34% G, + 0,13% P e 675 dias LGV e DELTA MONACO, 1.232 kg Leite, + 0,33% G, + 0,22% P, 110 Úbere e + 18% V+E.
Estes valores genéticos positivos para componentes ficam ainda mais relevantes se considerarmos que a média de Produção de Leite da Holanda em 2017 foi de 9.958 kg de Leite, 4,32% G e 3,52% P (na sua maioria com duas ordenhas e todas sem BST), a maior média de sólidos do mundo para população de vacas da raça holandesa.
Características produtivas para sólidos excepcionais e, ainda, positivas para Eficiência, Sanidade e Fertilidade.
Eficiência extrema – Delta Monaco e Delta Jacuzzi Red
DELTA MONACO continua liderando o ranking para Eficiência do Preto e Branco, com + 18% V+E.
DELTA JACUZZI-RED também está no topo do segmento vermelho e branco. Suas filhas são extremamente eficientes (+ 19% V+E) e têm úberes e pernas saudáveis.
Em julho 2017, o Grupo CRV foi a primeira organização de IA no mundo que começou a coletar dados de Ingestão de Alimentos em fazendas leiteiras comerciais. Trata-se de uma importante ferramenta de seleção, ou seja, buscando a geração de vacas que “produzem mais leite e sólidos com a mesma quantidade de alimentos”. O Grupo CRV publica os valores genéticos de Ingestão de Alimentos para todos os seus touros holandeses.
[catlist id=1799]
Encabeçando a lista para o segmento preto e branco, DELTA BONJOUR também dá grandes pontuações para eficiência (+13% V+E) e se destaca por suas extraordinárias características para sanidade.
Se o seu foco como produtor de leite é ter “vacas produtivas, longevas e saudáveis”, capazes de aumentar os sólidos (Gordura e Proteína), com melhor conversão alimentar, a CRV Lagoa disponibiliza a melhor seleção de touros para atender os seus objetivos de criação. Pois, afinal de contas, trabalhamos para melhorar o seu rebanho e sua vida!