Touro da raça Nelore era muito equilibrado, indicado para que busca encurtar o ciclo de produção, afinal seus produtos terão alto desempenho da desmama ao abate.
A Central de inseminação bovina CRV Lagoa comunicou com pesar a perda do grande reprodutor da raça Nelore PORTO FM. A empresa agradeceu ao seu proprietário, a Agropecuária Maragogipe, pela confiança no trabalho da empresa e pela parceria. Segundo consta em sua página de comercialização da sua genética, Porto FM era um animal muito equilibrado, indicado para que busca encurtar o ciclo de produção e sua produção tem alto desempenho da desmama ao abate.
Porto FM (RGD: 53514FM) é mais um touro provado da Fazenda Maragogipe, em sua linhagem havia AJ e LUDY, filho de Lítio AJ em vaca crioula da antiga Fazenda Paquetá. O animal tinha 8 anos, nascido em 24/09/2014 pesava 1.007 kg e tinha o selo CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção), ferramenta para identificar no universo da pecuária nacional a superioridade de um animal.
Confira o vídeo do Porto FM:
Outro destaque do reprodutor era sua progênie, normalmente apresentando elevado desempenho de carcaça, principalmente precocidade de terminação e musculosidade. No catalogo o animal é indicado para sistemas semi-extensivo, onde os animais são engordados à pasto, porém com alguns cuidados quanto à seleção e ao aprimoramento do rebanho, na prática é um mescla da pecuária extensiva com a pecuária intensiva em alguma proporção.
Conversamos com o Wilson Brochmann, proprietário da Agropecuária Maragogipe, que nos confessou possuir dezenas de touros em em várias centrais de inseminação pelo Brasil, mas que Porto FM é uma perda significativa para o criatório.
“O que nos deixa confortado é que ele possui ainda cerca de 10 mil doses de sêmen congelado, pra quem tinha o objetivo de usá-lo na reprodução, ainda há tempo.” Brochmann comenta que o touro era filho de uma vaca extraordinária com Lítio AJ, deixando um legado de muitas filhas no rebanho da fazenda. “Ele produzia uma bezerrada muito homogênea, profunda, arqueada e musculatura bem saliente, era também um touro de uso comercial que agradava bastante” – destacou.
Porto FM era filho do Lítio AJ, aposentado em 2020, um divisor de águas do Nelore Moderno. Nascido em 2006, Lítio foi um touro de extrema confiança em todas as avaliações, com mais de 10.000 filhos em mais de 100 rebanhos. Na central Lítio AJ foi o primeiro touro CEIP a receber o troféu Palheta de Ouro, tricampeão do Sumário Aliança, o animal em 2016, com 10 anos de idade e 261 mil doses de sêmen produzidas e comercializadas, entrou em um grupo seleto de grandes raçadores que ultrapassaram essa marca.
O pecuarista ainda comenta que o Porto FM deve ter produzido, durante sua estadia na Central, em torno de 40 mil doses. Segundo Wilson aparentemente não há causa atribuída para a morte do reprodutor, ele estava bem e amanheceu morto em seu piquete na central. Caso queira adquirir a genética do reprodutor seu sêmen está disponível através da CRV Lagoa e comercializado pelo valor de R$ R$ 31,30. Caso esteja interessado na linhagem do animal, Wilson destaca o meio irmão ITÁ FM.
Sobre a Agropecuária Maragogipe
A Maragogipe completa 50 anos em 2023 e também é um dos participantes mais antigos do Programa de Melhoramento Genético da DeltaGen, cerca de 23 anos. Segundo estimativas compartilhadas por Wilson a agropecuária conta com cerca de 47 touros ativos e produzindo sêmen em várias centrais de inseminação pelo Brasil.
Um dos principais reprodutores já produzidos pelo criatório é Caxambu FM, reprodutor é um dos líderes no Sumário de Touros Aliança e Sumário DeltaGen. O animal já comercializou mais de 150 mil doses de sêmen.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.