Não é photoshop! O zebralo é uma espécie híbrida, resultado do cruzamento entre uma égua e um macho de zebra, como todos os híbridos, esse animal é estéril.
Ambos, os cavalos e zebras, pertencem à genus Equus, o que pode ser cruzada entre si para produzir híbridos. Um cavalo tem 64 cromossomos, ao passo que uma zebra tem 32, 44 ou 46, dependendo da espécie. O zebralo, por exemplo, é uma espécie híbrida, resultado do cruzamento entre uma égua e um macho de zebra. Como todos os híbridos, esse animal é estéril, ou seja, não é capaz de se reproduzir e gerar descendentes.
Sua aparência aproxima-se mais do cavalo, mas é possível distingui-los pelas listras presentes nas pernas e algumas vezes na parte de trás do pescoço e flancos. Geneticamente, cada qual guarda suas peculiaridades, os cavalos têm 64 cromossomos, ao passo que as zebras apresentam, dependendo da subespécie, 32, 44 ou 46 cromossomos.
Essa mistura gerou um animal de temperamento forte e muitas vezes agressivo. Não é comum encontrar um zebralo na natureza, por isso ele é considerado uma raridade entre aqueles que gostam de possuir e exibir animais exóticos.
O cruzamento entre essas duas espécies foi fruto de uma experiência conduzida pelo professor de História Natural Cossar Ewart, em Edimburgo. O experimento tinha como objetivo investigar a teoria da telegonia, que trata da transmissão de genes de geração para geração. De acordo com pesquisadores, 10% das espécies animais podem cruzar com outras espécies. A fusão pode acontecer naturalmente ou através da manipulação humana, com fins científicos.
O que é um animal híbrido
Animal Híbrido é um tipo de espécie originária de um processo de reprodução entre animais diferentes. Ou seja, a reprodução entre espécies distintas, quando possível, gera animais chamados híbridos, ou mestiços.
Um exemplo de animal híbrido é o burro, que resulta de um cruzamento entre a égua e o jumento.
Esse tipo de reprodução pode acontecer entre animais que tenham o mesmo número de cromossomos ou em animais geneticamente diferenciados. Os animais híbridos podem ser gerados por meio de um processo de engenharia genética, ou de maneira espontânea na natureza.
Cientistas acreditam que, em razão das mudanças climáticas, a hibridação será um processo evolutivo natural nos próximos anos. A destruição de habitats e a extinção de espécies obrigarão alguns animais a se reproduzirem com animais de espécies diferentes. Esse processo já acontece entre tigres e leoas, zebras e éguas, e entre ursos de espécies distintas.
As fotos estão disponíveis no Instagram da fotógrafa, confira aqui.