Criatório se despede de grande reprodutor da raça Nelore

Responsável por mais de 60 mil doses de sêmen, Magnum de Naviraí foi muito utilizado nas últimas estações de monta, além de se destacar nos programas de melhoramento genético

O tradicional criatório da raça Nelore, Chacara Naviraí, se despediu no início de março de um de seus melhores reprodutores, Magnum de Naviraí. Touro com produção comprovada no Brasil inteiro morreu aos 11 anos de idade, animal possuía produção muito homogênea, com muita estrutura, comprimento e arqueamento. Além de transmitir muito peso e ótima pigmentação. Magnum era também Top 2% na ANCP, Top 0,5 no PMGZ e destaque para DEPs de crescimento (desempenho ) na ANCP E PMGZ.

Magnum de Naviraí [RGD: CSCN 12622] nasceu em 06/08/2012 e era um dos grandes destaques da Bateria Semex de Corte Zebu. Touro era filho do Bacana da MN em vaca Quark COL x Tecelão, era caracterizado por uma pele firme, muito costela, alcatra larga, musculatura evidente, é notável na produção de bezerros pesados, fêmeas funcionais e precoces. Ele tem uma excelente regra de DEP, sendo excelente para características de desempenho e canal. Era destaque para a produção de bezerros pesados, touros e fêmeas para base de rebanho.

Foto: Divulgação

“Homenageamos e nos despedimos de um dos touros da bateria de Sêmen Naviraí, Magnum de Naviraí. Magnum contribuiu brilhantemente para o melhoramento genética da pecuária Nacional com mais de 60 mil doses de sêmen comercializadas. Se destacou como um dos reprodutores mais novos entre os touros provados para Stayability no Sumário da ANCP. Desempenhou papel importante como avô materno de diversos touros de central, entre eles, Visual, Utar, Bruto, 1991″ – publicou o criatório nas redes sociais.

“Conquistou popularidade no mercado do Nelore pelo equilíbrio nas avaliações e na consistência do biotipo Naviraí em suas progênies”, ressalta Fernando Cecílio, Comercial de Sêmen Naviraí.

“Magnum, foi um prazer trabalhar contigo! Um touro onde todos chegavam, e enchiam os olhos para falarem das suas progênies! Um dos touros mais completo para machos e fêmeas, e era comprovado! Obrigada Magnum, tenho um eterno carinho e aprendizado contigo!” – comentou a jurada auxiliar da ABCZ, Victória Hueb Castanheira.

Segundo Antonio Carlos Sciamarelli Junior, Gerente Nacional de corte na Semex, Magnum sempre trouxe uma consistência genética, consistência de produção e consistência de números. “Na ANCP são 495 filhos avaliados e no PMGZ são 2.049 filhos, também era destaque para ganho de peso em todas as características com acurácia acima de 80%, outro destaque evidente era sua qualidade de carcaça, (AOL Top 4% na ANCP e DECA 1 no PMGZ), aliada a DEP de acabamento positiva.” – disse o gerente.

Touros Nelore - Chacara Navirai
Foto: Divulgação

Nelore Chacara Naviraí

Em 1965, Cláudio, ainda solteiro, iniciou a sua criação de Nelore PO, adquirindo 120 matrizes de seu pai, Gastão Andrade Carvalho. Em 1968, Cláudio se casou com Lilia Maria Cunha Carvalho e o casal Cláudio e Lilia recebe 120 fêmeas VR e PO, filhas da primeira geração dos touros Nelore importados Golias, Rastan, Bima e Brahmine com matrizes Nelore PO da Fazenda Santa Cecília. Em 1972, adquiriu a Chácara Naviraí, com 50 hectares, no município de Uberaba, Minas Gerais.

Cláudio Sabino Carvalho, desde criança, foi um apaixonado pelas raças indianas, convivendo com o mundo da pecuária seletiva de Zebu nos plantéis de seu pai e de seus tios Rubico e João Humberto, onde recebeu as primeiras orientações das raças indianas em Uberaba. Foi com uma nova visão sobre a pecuária que a Naviraí começou a história sob o rigor pela qualidade do sr. Cláudio Carvalho. E cinco décadas depois, o trabalho incansável na busca pelo aprimoramento continua gerando animais campeões de Pista, bons de Prova e melhores a Pasto.

Há mais de quarenta e cinco anos, Cláudio Sabino Carvalho se dedicava à seleção de zebuínos com aptidão de corte com foco na estrutura, funcionalidade e produtividade, sem perder de vista a caracterização racial. Na reconhecida Chácara Naviraí, o pecuarista se dedicou a seleção a pasto de Nelore padrão, Nelore mocho, Guzerá, Brahman e Gir.

Os números da Naviraí são impressionantes: são 43 mil animais registrados junto à ABCZ (registro genealógico), quase 2 mil fêmeas em reprodução, 43 touros da genética Naviraí com sêmen disponível em centrais e quase 1,5 milhão de doses de sêmen vendidos nos últimos oito anos.

Cláudio Carvalho faleceu em 2012 em decorrência de um infarto. A equipe Naviraí atualmente é liderada pelo filho Cláudio Sabino Carvalho Filho e genro e Alan Ventura Pfeffer dão continuidade ao trabalho de seleção obedecendo aos mesmos critérios e exigências adotadas ao longo destes quase 60 anos.

O selecionador foi ainda um grande incentivador do melhoramento genético e da ExpoGenética, feira promovida pela ABCZ com o apoio dos principais programas de melhoramento genético do Brasil. A busca constante por animais funcionais fez da Naviraí uma grande fornecedora de genética para milhares de rebanhos.

A Chácara Naviraí é referência na seleção da raça Nelore.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM