Criadores no RS adiam eventos pecuários e realizam leilões beneficentes

O quadro é preocupante, com mais de 530 mil pessoas desabrigadas e 147 mortes confirmadas, conforme dados recentes da Defesa Civil.

Neste momento de tradicionais leilões de gado no Rio Grande do Sul, muitos desses eventos foram postergados devido às intensas chuvas que têm assolado o Estado. Em vez da habitual Temporada de Outono de 2024, surgiram diversas iniciativas solidárias voltadas para ajudar as vítimas das enchentes que impactaram mais de 90% dos municípios gaúchos. O quadro é preocupante, com mais de 530 mil pessoas desabrigadas e 147 mortes confirmadas, conforme dados recentes da Defesa Civil.

Fábio Crespo, presidente do Sindicato dos Leiloeiros Rurais e Empresas de Leilão Rural do RS (Sindiler), informa que na Parceria Leilões, em Porto Alegre, seis leilões foram reagendados devido às condições climáticas adversas.

Hoje, segunda-feira (13/05), às 19h, Crespo estará à frente do evento Martelo Solidário – edição #levantaRioGrande. Neste leilão, uma variedade de itens será oferecida, incluindo quadros, adegas, facas, artigos esportivos e até mesmo a boina azul usada por Matteus, vice-campeão do Big Brother Brasil em 2024.

Além disso, há a expectativa de participação especial do narrador Galvão Bueno, que também se dedica à produção de uvas e vinhos na região da Campanha Gaúcha. Para aqueles que desejarem contribuir, há a opção de realizar doações através da chave PIX martelosolidario@gmail.com.

A Parceria Leilões também estará envolvida no Leilão SOS Rio Grande Brangus, uma iniciativa conjunta da Associação Brasileira de Brangus e do Núcleo Brangus Sul, marcada para o dia 23 de maio. Neste evento, serão disponibilizados embriões e doses de sêmen da mencionada raça.

Além disso, a Associação Brasileira de Angus já está mobilizando esforços para angariar recursos em apoio às vítimas, juntamente com a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).

Fábio Crespo relata que tem recebido contatos de criadores e organizações de todo o país interessados em contribuir com doações e iniciativas solidárias. Ele destaca: “O setor agropecuário está engajado em ajudar. Criadores de ovinos, produtores de gado leiteiro, empresas – todos estão unindo forças. Estamos testemunhando o surgimento de uma onda solidária que certamente terá um impacto duradouro”.

Escrito por Compre Rural

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM