Principal Estado produtor de leite do Brasil, Minas Gerais também concentra o maior rebanho de Girolando e acaba de ganhar uma entidade para promover a pecuária leiteira e a raça no entorno de Belo Horizonte. A oficialização do Núcleo Girolando das Gerais aconteceu na noite de ontem (12/12), na capital mineira, e teve a adesão de 45 produtores rurais . A meta é chegar aos 200 associados até o final de 2017, segundo o presidente eleito Alexandre Lacerda, que comandará o Núcleo nos próximos dois anos. “O entorno de Belo Horizonte é uma das maiores bacias leiteiras do Estado, sendo que a raça Girolando está presente em grande parte das propriedades rurais. O nosso objetivo é garantir maior acesso desses produtores à genética de qualidade da raça para elevar a produtividade dos rebanhos, além de difundir tecnologias que permitam a redução dos custos de produção e a adoção de práticas sustentáveis.”, diz Lacerda.
Outras ações que serão promovidas pelo Núcleo Girolando das Gerais são: realização de Dias de Campo para divulgar novas tecnologias, parceria com instituições de ensino para o desenvolvimento de pesquisas com a raça e a promoção da raça em exposições. A entidade funcionará no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG.
A fundação do Núcleo Girolando das Gerais teve o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, que este ano desenvolveu um projeto de fomento para formalização dessas entidades. A partir de 2017, os núcleos que formalizados junto à Associação Brasileira dos Criadores de Girolando terão direito a uma coparticipação financeira nas receitas da entidade. Os recursos devem ser aplicados pelos Núcleos em ações de fomento da raça em suas regiões, como palestras, dias de campo, capacitações etc. Já existem núcleos de criadores em outros Estados, tais como Mato Grosso do Sul, Bahia, São Paulo.
A solenidade de oficialização do Núcleo Girolando das Gerais contou com a presença do futuro diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Luiz Fernando Reis, e do gerente de Projetos da entidade, Bruno de Barros. Confira a diretoria do Núcleo: Presidente: Alexandre Lacerda; Vice-presidente: Adriano Bicalho; Diretor Financeiro: Afonso Celso; Diretor de Fomento: Bernardo Souza Lima; Diretor Técnico: Marcelli Antenor; Secretário: Luciano Nogueira.
Marca Girolando já pode ser licenciada para produtos lácteos
Os queijos e produtos lácteos feitos a partir de leite de vacas Girolando agora poderão trazer em seus rótulos o selo de origem com a indicação de que são fabricados com leite de rebanhos bovinos predominantemente da raça. A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando lançou em dezembro o modelo de licenciamento da sua marca patenteada, que permitirá ao produtor, mediante contrato, colocar no rótulo a indicação “G – Girolando: Produzido com leite de Girolando – A raça leiteira tropical do Brasil”.
A expectativa é de que a marca agregue valor ao produtor de leite e de produtos lácteos e torne conhecida a raça junto ao consumidor final, já que a Girolando é uma das maiores entidades de pecuária do Brasil, com atuações na área de genética e registro animal até no exterior, além de ser a raça que consegue produzir leite com qualidade e sustentabilidade nas mais diversas condições do país. “A raça Girolando é a que mais produz leite no Brasil, sendo utilizada tanto em projetos pecuários de alta produção leiteira quanto nas pequenas propriedades da agricultura familiar. Por isso, temos de valorizar e promover quem acredita na raça e produz leite, queijo artesanal e tantos outros derivados lácteos, dentro das normas sanitárias e padrão da Girolando! A marca “G-Girolando” agregará mais valor ao produto, pois carrega com ela toda a credibilidade que a associação tem no mercado nacional e internacional.“, explica Jonadan Ma, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.