Expogrande: Criadores apresentam Cavalo Pantaneiro

Despontando no mercado pelo baixo custo de manutenção e resistência a longas jornadas, o Cavalo Pantaneiro terá programação exclusiva durante a 79a Expogrande.

Demonstrando seus atributos no julgamento morfológico e em provas esportivas. A realização é da Associação de Criadores de Cavalo Pantaneiro do Mato Grosso do Sul (ACCP-MS).

Na quinta-feira (6), acontece o julgamento morfológico em dois períodos, a partir das 8 horas, pela manhã, e a partir das 14 horas, no período da tarde, na pista equestre do Parque de Exposições Laucídio Coelho. Especialistas em equinos farão análise técnica de 75 animais de 20 criadores de Cavalo Pantaneiro de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, o que tende a valorar os animais para comercialização. Ainda na quinta haverá reunião técnica e palestra de pesquisadores da Embrapa sobre a raça.

Na sexta-feira e no sábado (7 e 8 de abril), a partir das 9 horas, acontecem as provas de laço técnico e tira-boi. O primeiro é conhecido tradicionalmente como o esporte mais praticado no meio rural. O segundo resume-se a uma prova de extrema destreza e companheirismo em que dois cavaleiros devem apartar o gado em ordem numérica pré-determinada pelo árbitro em menor tempo.

Além de mostrar as habilidades do Cavalo Pantaneiro em atividades físicas de máximo esforço, as provas levam também para a Expogrande um pouco da cultura pantaneira, pois fazem parte da tradição pantaneira de unir os amigos na tentativa de amenizar a distância que as condições geográficas do Pantanal impõem. As competições servem também como ambiente de confraternização entre peões, patrões e as respectivas famílias, que se divertem participando e assistindo as provas.

“A Expogrande é o momento mais adequado para que as pessoas interessadas conheçam e adquiram animais da raça. O que apresentamos aqui é o que temos de melhor e muita gente vai se surpreender”, ressalta o presidente da ACCP-MS, Alexandre Penna. Ele conta ainda que a ACCP-MS está organizando um evento de celebração previsto para maio no Corixão, no Pantanal, que terá leilão e cavalgada. “A programação será divulgada durante a Expogrande, na fanpage fb.com/accpms e no instagram @accpms”.

Diferenciais do Cavalo Pantaneiro

Na lida com o gado, o Cavalo Pantaneiro suporta as intempéries de um dia exaustivo de trabalho, tendo como aliados cascos resistentes e sendo rústico (sem necessitar de cuidados especiais). No mercado do turismo, sua docilidade é ideal para o trato com turistas. Nas competições esportivas, como o enduro equestre e as provas de laço, a raça se destaca pela agilidade e fôlego.

Estudos da Embrapa Pantanal indicam que para a conservação da raça a preservação do Pantanal se faz necessária, já que a alimentação baseada no capim nativo foi o que a manteve resistente ao longo de séculos. A instituição desenvolve, em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Pantaneiro (ABCCP), pesquisas em manejo, melhoramento genético e sanidade, com tecnologias transferidas aos produtores para conservação e aumento da qualidade da raça.

Fonte Fabio Pellegrini via Acrissul

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM