A atual relação de troca boi/bezerro favorece os produtores, uma vez que requerem menos arrobas vendidas para reinvestir na reposição do rebanho.
No estado do Paraná, o valor médio de negociação da arroba bovina encontrase em torno de R$ 269,85, evidenciando uma relativa estabilidade nos preços em um patamar bem abaixo do registrado há um ano, quando a arroba era comercializada a R$ 313.
Tal estabilidade pode ser atribuída, em parte, à oscilação cambial e à sazonalidade da demanda, menor conforme as datas de pagamento de salários vão ficando para trás. Ademais, a contenção dos custos de produção também contribui para a manutenção dos preços estáveis.
A atual relação de troca boi/bezerro favorece os produtores, uma vez que requerem menos arrobas vendidas para reinvestir na reposição do rebanho, comparativamente a 2022. Além disso, depois de anos marcados por severas estiagens, o clima favorável e as chuvas frequentes têm beneficiado a recuperação das pastagens, facilitando a oferta de volumoso aos animais e diminuindo a pressão sobre o bolso do produtor.
Ainda, os preços dos principais insumos utilizados na alimentação dos animais têm registrado consideráveis quedas nos últimos 12 meses, com uma redução de 16,5% no milho e quase 15% na soja, impactando significativamente na composição dos custos de produção da carne bovina.
Fonte: Deral
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.