A idealizadora do projeto que já possui o estudo de viabilidade concluído e que no momento está na fase de captação de investidores; previsão investimentos da usina de etanol está estimado em 150 milhões de dólares
Na manhã desta segunda-feira (16/12), a Coopercotton Cooperativa Agrícola anunciou oficialmente a implantação de uma usina de moagem de milho, no município de Itiquira (358 km de Cuiabá). A idealizadora do projeto que já possui o estudo de viabilidade concluído e que no momento está na fase de captação de investidores.
Segundo a Coopercotton, a previsão investimentos para sua implantação estimados 150 milhões de dólares, com a capacidade de processamento de 1.500 toneladas de milho por dia, para a fabricação de etanol e de DDG, gerando 300 empregos diretos na região. A região onde será a planta industrial, conta atualmente com cerca de 200 mil hectares de cultivo de milho em seu entorno.
Onde somente os 15 grupos familiares que compõem a Cooperativa, com 23 anos de existência, fornecerão mais de 100 mil hectares de milho, sendo suficiente para abastecer a capacidade inicial de beneficiamento de etanol da usina. Além de promover a verticalização da operação e agregação de valor à produção do grão, e com a absorção de parte do DDG produzido pela indústria, pelos seus cooperados.
INVESTIDORES – Nas séries de reuniões de prospecção de capital de investimento, os diretores da Coopercotton receberam em sua sede em Rondonópolis (MT), uma comitiva de potenciais investidores chineses do grupo LongPing High-Tech, que atua no Brasil desde 2017, no segmento de híbridos de milho e sorgo.
O canal logístico já instalado para o escoamento da produção, com uma rodovia duplicada e a proximidade com a ferrovia são atrativos apresentados aos grupos interessados. A expectativa do início de construção da usina é para até o final de 2025, com a entrega do complexo industrial em 24 meses.
Com 23 anos de existência a Coopercotton conta 15 grupos familiares e atualmente cultiva algodão (20 mil hectares plantados – safra 24/25), soja (166591 hectares plantados – safra 24/25), milho (100 mil hectares plantados – safra 24/25) e também atua na atividade de pecuária com 82.596 cabeças de gado.
A cooperativa em números:
- Algodão – 20 mil hectares plantados – safra 24/25
- Soja – 166.591 hectares plantados – safra 24/25
- Milho – 100 mil hectares plantados – safra 24/25
- Pecuária – 82596 cabeças de gado.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.