Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce celebra 66 anos de história

Com mais de 1.000 cooperados e cerca de 400 colaboradores diretos a Cooperativa, idealizada com o objetivo de organizar a cadeia de produção leiteira, movimenta e fortalece a economia de Governador Valadares e região

A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce comemora, neste mês de janeiro, 66 anos de trajetória marcada pela contribuição significativa para o setor produtivo do leite no Vale do Rio Doce. Fundada em 25 de janeiro de 1959, a Cooperativa foi idealizada por um grupo de produtores rurais com o objetivo de organizar a cadeia de produção leiteira, fomentando o desenvolvimento econômico e social da região.

A data também marca o aniversário do primeiro empreendimento da instituição, o Armazém da Cooperativa, que abriu as portas um ano depois, em 1960.

Ao longo de sua existência, a Cooperativa se consolidou como uma das principais referências no mercado lácteo de Minas Gerais, com presença expressiva em 52 municípios do Vale do Rio Doce. A atuação da instituição vai desde a coleta diária de leite até a industrialização e comercialização de seus produtos, através da marca Ibituruna, que é reconhecida em estados como Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

associacaogirolando vaca girolando
Foto: Divulgação / Girolando

Décadas de inovação e conquistas

Durante a sua história, a Cooperativa sempre acompanhou as mudanças e inovações do agronegócio. Nos anos 70, iniciou o processo de industrialização com a produção de leite de saquinho, surgindo assim os postos de recepção de leite. Nos anos 80, inaugurou unidades filiais do Armazém nas comunidades de Coroaci, Engenheiro Caldas, Marilac e São Vitor.

Na década de 90 foi inaugurada na rua 13 de Maio a indústria de leite Longa Vida UHT, com maquinário e as tecnologias mais avançados da época. Já nos anos 2000 o Armazém da Cooperativa foi transferido para a BR 116, no bairro Planalto, onde está localizado até os dias de hoje. Em 2010 a Cooperativa inovou no desenvolvimento de políticas para os cooperados, implantando projetos de assistência técnica como, por exemplo, o Crê$er Genética e o Educampo. O Armazém também foi ampliado, e em 2018 a Cooperativa implementou o sistema de gestão SmartQuestion para acompanhar em tempo real a coleta de leite, garantir a rastreabilidade, além de prever a demanda na indústria.

Em 2019 a Cooperativa completou 60 anos e iniciou os anos de 2020 com sucesso total! Adquiriu uma propriedade com a dimensão de 11 alqueires de terra onde está em desenvolvimento a Unidade III da Cooperativa.

Novos produtos Ibituruna e Leste de Minas

2024 foi um ano de grandes conquistas para a Ibituruna e a Leste de Mias, marcas dos produtos da Cooperativa. Com a missão de sempre oferecer o melhor do leite, a Ibituruna ampliou seu mix de produtos com os lançamentos: achocolatado Olazinho, bebida láctea Morango e Banana, Doce de Leite Ibituruna no tamanho de 4,6kg e Requeijão Cremoso Leste de Minas. E para atender os consumidores que buscam uma alimentação mais leve e equilibrada, sem abrir mão da qualidade e sabor tradicional que só a Ibituruna oferece, lançou os produtos: Creme de Leite Levíssimo, Mussarela Zero Lactose e Requeijão Light Ibituruna.

Impacto Econômico

Hoje, com mais de 1.000 cooperados e cerca de 400 colaboradores diretos e centenas de prestadores de serviços, a Cooperativa permanece fiel aos seus princípios de desenvolvimento regional, com investimentos constantes em capacitação e qualidade de vida para todos os envolvidos.

O impacto econômico das ações da Cooperativa é significativo para o desenvolvimento de Governador Valadares. Somente em dezembro de 2024, os pagamentos de salários, Bônus Fidelidade e Bônus Natalino ultrapassaram a marca de R$ 10 milhões.

Para o presidente da Cooperativa, João Marques, isso reflete o compromisso da instituição com o desenvolvimento integral de seus membros e da comunidade. “Ao longo desses anos fomos mais que uma cooperativa, fomos parceiros dos cooperados, apoiamos famílias, geramos empregos e contribuímos de forma significativa para o crescimento econômico e social da nossa cidade. A cada desafio superado, reafirmamos o papel essencial da Cooperativa como motor do desenvolvimento local e como exemplo de que juntos somos mais fortes. O Bônus Fidelidade oferecido ao cooperado e o Bônus Natalino pago aos colaboradores são uma forma de reconhecer e agradecer o empenho de todos. Além disso, nossa missão vai além de apenas produzir e distribuir leite, é transformar vidas e gerar prosperidade para todos ao nosso redor”, afirmou.

Com 66 anos de história, a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce segue sua trajetória de crescimento, mantendo-se firme no propósito de transformação através do cooperativismo. Para o futuro, o vice-diretor-presidente Fernando Ferreira destacou que a expectativa é seguir inovando e expandindo suas operações. “Essa trajetória de sucesso nos dá não apenas motivos para comemorar, mas também inspiração para olhar para o futuro com ainda mais determinação. Nosso compromisso é continuar sendo um pilar de desenvolvimento para toda a região, investindo em inovação, tecnologia e sustentabilidade. Queremos fortalecer ainda mais os nossos cooperados, criar novas oportunidades e levar a excelência do nosso trabalho para além das nossas fronteiras.”

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM