Consumo brasileiro de farelo de soja pode crescer pela 20ª safra seguida

De acordo com a Secex, de janeiro a agosto de 2023, o Brasil exportou 15,33 milhões de toneladas de farelo de soja.

O consumo doméstico de farelo de soja pode crescer pela 20ª safra seguida no Brasil, projetado no recorde de 20,7 milhões de toneladas na temporada 2023/24, 3,5% superior ao volume previsto para 2022/23. O embarque do derivado também pode ser recorde nesta safra, projetado em 22 milhões de toneladas, acima das 21,5 milhões de toneladas estimadas para 2022/23. Os dados são do relatório do USDA, divulgado em 12 de setembro.

De acordo com a Secex, de janeiro a agosto de 2023, o Brasil exportou 15,33 milhões de toneladas de farelo de soja, volume recorde quando comparado ao do mesmo período dos anos anteriores. Quanto aos preços, seguem em alta no mercado brasileiro, impulsionados pela firme demanda no spot nacional. Na média das regiões acompanhadas pelo Cepea, as cotações do farelo de soja registraram elevação de 1,1% entre agosto e a primeira quinzena de setembro.

O aumento nos preços nacionais, entretanto, foi limitado pela desvalorização externa, que, por sua vez, está atrelada à proximidade da entrada da safra 2023/24 nos EUA. Porém, vale ressaltar que os Estados Unidos devem consumir 35,76 milhões de toneladas de farelo de soja e exportar 13,69 milhões de toneladas na temporada 2023/24, volumes recordes, e 4,8% e 1,7%, respectivamente, acima dos verificados na safra anterior.

Fonte: Assessoria Cepea

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM