AgResource Brasil revisou previsões de produção de soja e milho 2023/24 devido ao calor e falta de chuvas no centro-norte do Brasil.
Anteriormente, a empresa projetava uma produção de soja 2% menor que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e 1,4% menor que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Agora, essa diferença aumentou para -3,66%, com uma estimativa de produção de 156,08 milhões de toneladas. A proximidade de estágios críticos no cultivo de soja, juntamente com desafios como replantio, doenças, atrasos e redução de áreas de plantio em vários estados, requer uma revisão dos dados.
A safra de soja, embora ainda seja considerável em termos de volume, está enfrentando crescentes desafios, de acordo com a consultoria. O otimismo inicial está sendo substituído por preocupações, e a tendência aponta para uma safra mais desafiadora do que se previa inicialmente, como indicado em comunicado da empresa.
A AgResource observa que as plantas de soja possuem resiliência e potencial de recuperação, mas o tempo está passando, e os modelos climáticos estão apresentando resultados conflitantes em relação às expectativas iniciais para a safra nacional.
A produção de milho também foi afetada por fatores semelhantes aos que impactaram a produção de soja, e as estimativas da consultoria agora apontam para uma redução em relação às projeções iniciais, totalizando 123,50 milhões de toneladas. Isso representa um aumento de 3,4% em relação aos 119,40 milhões de toneladas estimados pela Conab, mas ainda fica abaixo das 129 milhões de toneladas projetadas pelo USDA.
A AgResource enfatiza que esses números não têm a intenção de alarmar os produtores, mas sim de refletir a realidade do que está ocorrendo no Brasil, com a influência contínua do El Niño, que aparentemente não dará a esperada trégua.
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.