Veja as vantagens do seu consumo e como inseri-lo na sua alimentação. Ah, e o alimento também pode ser utilizada de outras formas, viu?
O feijão é uma leguminosa nutritiva, muito presente no dia a dia dos brasileiros. O famoso arroz com feijão é super benéfico para a saúde, além de ser fonte de ferro, potássio, fibras e vitaminas. Mas você já ouviu falar do feijão-de-porco?
Para que não conhece, o feijão-de-porco é uma planta alimentícia não convencional, conhecido também como PANC. Essas sementes são cozidas, da mesma forma que o feijão comum.
Entretanto, é importante destacar que, caso não seja preparado da forma adequada, o feijão-de-porco pode ser tóxico para o organismo. Dessa forma, antes de introduzir a leguminosa à sua dieta, deixe os caroços de molho e consulte seu nutricionista.
Por isso, hoje vamos apresentar os principais benefícios do feijão-de-porco, como prepará-lo e por que inseri-lo na sua alimentação. Confira!
Benefícios do feijão-de-porco
Fonte nutritiva
O feijão-de-porco possui alto teor de minerais, além de ser fonte de ferro, potássio, fósforo e cálcio. Além disso, a leguminosa funciona como importante fonte de proteínas, sendo muito indicado para complementar a dieta de veganos e vegetarianos.
Possui efeito laxativo
Se você sofre com prisão de ventre, o feijão-de-porco é ideal para a sua dieta. Por possuir propriedades laxativas, o consumo da leguminosa melhora o funcionamento do sistema digestivo e a prisão de ventre. Além disso, as folhas da planta também são ideais para o preparo de chás detox e diuréticos por serem altamente nutritivas.
Herbicida natural
O feijão-de-porco é muito útil na recuperação do solo, para afastar insetos e controlar plantas daninhas, sendo muito utilizado como adubo e herbicida natural. Entretanto, essa variedade vem ganhando cada vez mais espaço na culinária.
É importante lembrar que, antes de cozinhar você deve descascar as sementes grandes e brancas, e deixar de molho por 72 horas, para eliminar todas as toxinas e antinutrientes. Além disso, você deve trocar a água com frequência e cozinhar durante 1 hora na panela de pressão.
- Petrobras prevê investimento de US$ 111 bilhões entre 2025 e 2029
- Milho firma ganhos e busca recuperação técnica em Chicago
- Projeto autoriza uso do fungicida carbendazim em defensivos agrícolas
- Yara anuncia vencedores do Concurso NossoCafé 2024
- Estudo apresenta 5 recomendações globais para o Brasil cortar emissões
Para que o seu feijão fique ainda mais saboroso, utilize temperos como pimenta-do-reino, alho, cebola, sal e 1 folha de louro.
Agora que você conhece os principais benefícios dessa leguminosa, com os devidos cuidados, insira esse grão à sua alimentação!
Fonte: Capitalist
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.