Localizado em Sergipe, está uma das maiores produções de adubos nitrogenados do Brasil; Conheça a fábrica de fertilizante que produz 650 mil toneladas de ureia por ano!
A produção brasileira de nitrogênio é pequena comparada ao consumo da agricultura nacional. Uma das maiores fábricas de adubos feitas da matéria-prima fica em Sergipe, no município de Laranjeiras. A Unigel iniciou o movimento de retomada da produção nacional destes fertilizantes em novembro de 2019, quando foram arrendadas duas fábricas da Petrobras – uma em Laranjeiras (SE), outra em Camaçari (BA) – pelo período de dez anos, prorrogáveis por mais dez anos.
A ureia é um fertilizante que fornece nitrogênio para as plantas e utilizada como fonte de proteína nas dietas de ruminantes. Ela é produzida a partir do gás natural. O estado de Sergipe, tem uma das maiores reservas da matéria-prima do país. O Brasil hoje importa 85% dos fertilizantes consumidos internamente.
Com a partida da fábrica, a Unigel passa a operar um ativo com capacidade de produção anual de 650 mil toneladas de ureia, 450 mil toneladas de amônia e 320 mil toneladas de sulfato de amônio, tornando-se o maior produtor nacional de fertilizantes nitrogenados.
Uma das motivações para o arrendamento foi a oportunidade de ampliar a presença da Unigel no segmento agro, em que o Brasil ocupa posição de destaque global, mas que, em alguns casos, depende quase que exclusivamente de insumos importados.
“Além de se tornar uma empresa relevante no agronegócio, a Unigel também dá um importante passo na integração da cadeia de valor ao produzir amônia, matéria-prima fundamental para a produção de acrílicos. Com isso, a empresa deixa de depender da importação desse insumo para abastecer o próprio negócio”, explica Roberto Noronha, presidente da Unigel.
O país consome anualmente mais de 55 milhões de toneladas de fertilizantes e somos os maiores importadores desse produto, brigando com os Estados Unidos. Atualmente somos dependentes de NPK, importando cerca de 90% dos fertilizantes nitrogenados, 75% dos fosfatados e 96% de potássio. Dessa forma, fica evidente a dependência da importação desses insumos
Em 2020, o Brasil importou 7,1 milhões de toneladas de ureia, de acordo com dados oficiais. Juntas, as fábricas de Laranjeiras (SE) e de Camaçari (BA) poderão produzir até 1,15 milhão de toneladas de ureia por ano, o equivalente a um terço da produção de ureia na América Latina em 2019 (3,43 milhões de toneladas, de acordo com a International Fertilizer Association). Somadas, as fábricas também terão a capacidade de produção de 925 mil toneladas de amônia por ano.
O que é a Ureia
Fertilizante nitrogenado mais utilizado no mundo por sua alta concentração de nitrogênio. Produto sólido com 46% de nitrogênio apresentadas na forma perolada e granulada.
- Competitividade do frango frente à carne suína é a maior desde novembro de 2020
- Conheça os números do setor madeireiro de Mato Grosso
- “Produtor rural brasileiro merece respeito”, afirmam entidades após boicote do CEO do Carrefour
- Fávaro: “que empresas brasileiras deixem de fornecer carne até para o Carrefour Brasil”
- Relatório da PF aponta Bolsonaro, Cid, Braga Netto e Heleno como “líder, operador e núcleo duro”; veja papel de cada um
Aplicações
- Fertilizante: adubação de Algodão, Milho, Café, Cana de açúcar, plantas frutíferas, hortaliças dentre outras;
- Pecuária: aditivo alimentar para ruminantes, como bovinos, caprinos, ovinos e bubalinos;
- Industrial: utilizada na fabricação de melanina, resinas sintéticas, plásticos diversos, impermeabilizantes, etc.;
- Industrial Premium: com alta pureza e baixíssimo teor de bioreto, é indicada especialmente para fabricação de aditivos utilizados no abatimento das emissões de óxido de nitrogênio (NOx) nos motores a diesel.
Localização das fábricas da Unigel
- Sergipe, Laranjeiras, Brasil
- Bahia, Camaçari, Brasil