Conheça os cavalos mais resistentes à geadas de -60°C; Vídeo

Criação de gado, produção de alimentos em climas extremos são possíveis e contam com animais adaptados; As raças de equinos ao redor do planeta são numerosas e temos excelentes animais com essa adaptação a climas específicos

O cavalo Yakut (ou Yakutian) não destoa desse padrão, sendo uma notável exceção nesse contexto. Esta raça exibe uma resistência, suportando até mesmo as mais rigorosas geadas de 60 graus Celsius negativos, o que a torna a raça equina mais setentrional do mundo. Vamos abordar esse tema, mostrando as características e importância dessa raça equina.

A origem do cavalo Yakut e sua área de distribuição são aspectos fascinantes de sua história. Essa raça tem suas raízes entre os povos do norte, ao longo de milênios. Os habitantes das regiões polares desempenharam um papel significativo na formação da raça Yakut, por meio da seleção artificial, entre outros métodos. Contudo, a influência mais preponderante na evolução desta raça foi, inquestionavelmente, a seleção natural que ocorreu ao longo de milênios.

Cavalo Yakut

O Yakutian, também conhecido como Yakut ou “Sakha ata” em Yakut, é uma raça de cavalo nativa da região da República Siberiana de Sakha, também chamada de Yakutia. Este cavalo é notavelmente grande em comparação com seus parentes, como o cavalo mongol e o cavalo de Przewalski. Ele é reconhecido por sua adaptação ao extremo clima frio de Yakutia, incluindo a capacidade de encontrar pastagens sob espessas camadas de neve e sobreviver sem abrigo em temperaturas extremamente baixas.

Essa raça de cavalos se originou a partir de animais domesticados trazidos pelos Yakuts durante sua migração para a região no início do século XIII. Eles não têm ascendência em cavalos selvagens que habitavam a área no período Neolítico.

Atualmente, a criação desses equinos se concentra em vastas regiões, principalmente nas áreas ao norte do Círculo Polar Ártico. Em sua maioria, os cavalos Yakut podem ser avistados nas bacias dos rios Lena, Indigirka e Yana.

A característica mais notável dos cavalos da raça Yakut é a densa pelagem que os reveste. Durante o inverno, o comprimento dos pelos que cobre o corpo desses cavalos pode alcançar 8-10 centímetros, e nessa estação, eles desenvolvem um subpelo fofo e aquecedor.

A pele dos cavalos Yakut é notoriamente espessa, acompanhada por uma camada de gordura subjacente. Essas características conferem aos cavalos desta raça do norte uma notável capacidade de suportar geadas de até -60°C ao ar livre, tornando-os resistentes tanto ao frio intenso quanto ao calor. Durante o verão, eles lidam tranquilamente com temperaturas de até +40°C, sem prejudicar sua saúde.

Foto: depositphotos.com

Variedades e características

A raça apresenta uma estatura média de aproximadamente 140 centímetros (13,3 mãos) nos garanhões e 136 centímetros (13,2 mãos) nas éguas, e compartilha diversas semelhanças físicas com outras raças do norte, como o pônei Shetland, o cavalo Fjord e o cavalo islandês. Isso inclui uma estrutura robusta, crina densa e uma pelagem espessa, que varia em comprimento de 8 a 15 centímetros.

Eles são capazes de ganhar até 35 quilos de gordura extra durante os curtos meses do verão siberiano, permitindo a perda de até 20% de seu peso total durante o inverno. 

Existem diversos subtipos de cavalo Yakutiano. O primeiro é o tipo Norte, que representa a variedade mais pura da raça e é ocasionalmente denominado como Cavalo Médio Kolyma ou Verkhoyansk. Geralmente, sua pelagem é de tonalidade loira, cinza ou marrom claro, com características primitivas notáveis, como uma faixa dorsal escura e listras de padrão zebra nas pernas.

Os garanhões desse tipo têm uma altura média de 139 centímetros (13,3 mãos) na cernelha, enquanto as éguas possuem uma estatura de 137 centímetros (13,2 mãos). Esta variedade é considerada a mais valiosa.

Foto: Pinterst

O segundo subtipo é o do Sul Menor, também considerado uma raça pura, porém menos valorizada. A altura média dos garanhões é de 135 centímetros (13,1 mãos), e as éguas possuem uma estatura média de 132 centímetros (13,0 mãos).

O terceiro subtipo é o do Sul Maior, resultado de cruzamentos com outras raças e amplamente encontrado na região central de Yakutia. Este tipo tem uma altura média de 141 centímetros (14,0 mãos) nos garanhões e 136 centímetros (13,2 mãos) nas éguas.

Adaptação ao ambiente siberiano

Na região siberiana, onde as temperaturas anuais variam entre +38°C e -70°C (+100°F e -94°F), e o inverno se estende por oito meses, os cavalos Yakutianos prosperam ao longo de todo o ano. Ao longo dos cerca de 800 anos em que habitam a Sibéria, eles desenvolveram uma notável gama de adaptações morfológicas, metabólicas e fisiológicas para enfrentar esse ambiente hostil.

YouTube video

Embora sejam de estatura menor em comparação com as raças de cavalos modernas altamente modificadas, eles superam em tamanho as outras raças de cavalos primitivos. Ao mesmo tempo, possuem uma constituição compacta, com corpos robustos e pernas relativamente curtas em proporção ao seu tamanho.

Os cavalos Yakutianos ajustam seu metabolismo conforme as necessidades sazonais. Durante o outono, eles acumulam grandes reservas de gordura, reduzem a taxa metabólica no inverno e, na primavera, apresentam um metabolismo ampliado para aproveitar a grama recém-brotada.

Eles demonstram um aumento na produção de compostos anticongelantes, o que os ajuda a evitar congelamento. Também conseguem reduzir o volume de sangue circulante durante os períodos de frio extremo, conforme indicado pela maior capacidade de resposta de suas redes genéticas envolvidas nas respostas ao estresse oxidativo, vasodilatação e coagulação sanguínea.

Do ponto de vista genético, exibem indícios de evolução convergente com outros habitantes do Extremo Norte, como os mamutes, em termos de sua adaptação ao frio extremo.

O cavalo Yakutiano é uma raça nativa da região da República Sakha da Sibéria (ou Yakutia). Fotos: Divulgação/ Mikhail Cheremkin/ Shutterstock.com

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM