A Embrapa, MAPA e Girolando acabam de divulgar o Sumário de Touros da Raça Girolando 2022; Líder do Sumário de Touros Provados Girolando 2022
TOP 10 touros Girolando de 2022 – A Embrapa Gado de Leite, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Associação Brasileira dos Criadores de Girolando acabam de divulgar o Sumário de Touros Resultado de Teste de Progênie com as avaliações genéticas e genômicas, a publicação é fruto do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando realizado no Brasil.
A publicação vem com muitas novidades, entretanto o destaque absoluto fica para as 15 novas características que foram incorporadas ao Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG). O lançamento dos Sumários de Touros e de Fêmeas ocorreu nesta quinta-feira, 16 de junho, durante a Megaleite 2022, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG.
Agora, o Sumário de Touros passa a contar com 19 PTAs genéticas e genômicas. “Será um divisor de águas para o PMGG, que antes contava com quatro PTAs e agora ganha mais 15. Podemos afirmar que, com todas essas ferramentas, teremos um novo Girolando a partir de 2022, muito mais eficiente para o nosso criador. E estamos preparados para lançar diversas outras características de saúde, reprodução, qualidade do leite e morfológicas nos próximos anos”, diz o presidente da Girolando, Odilon de Rezende Barbosa Filho.
10 Melhores Touros Girolando em 2022
O Líder do Sumário de Touros Provados Girolando 2022 é LUXO FIV Atwood Ermelinda Volta Fria de propriedade da Fazenda Fênix de Luiz Carlos de Sá, da bateria da Select Sires. O animal alcançou o PTA Leite de 1.630 kg (82% ac). As PTAs para produção de leite em até 305 dias variaram de -1.282 a 1.630 kg, sendo 108 touros com valores positivos e 151 com valores negativos. Entre os 108 positivos, encontram-se sete touros PS, 51 touros 5/8 HOL e 50 touros 3/4 HOL.
Touro com muito comprimento corporal, força leiteira, qualidade de garupa e extrema correção de umbigo. Sua mãe, Ermelinda Mergulhão, foi a Grande Campeã da Raça em 2011, e possui produção superior a 16.700 kg de leite. Suas filhas já mostram essa conformação com excelentes sistemas mamários. LUXO desbancou Elo Supersire FIV Kub, da bateria da Alta Genetics, o líder do sumário em 2021 que agora figura na segunda posição.
Programa de Melhoramento Genético do Girolando
O teste de progênie da raça Girolando foi iniciado em 1997, como resultado de uma parceria da Girolando com a Embrapa Gado de Leite. No ano de 2007, foi implantado o Programa de Melhoramento Genético do Girolando (PMGG), o que permitiu não somente a interação com os programas já existentes na Associação, como o Serviço de Registro Genealógico (SRG), o Teste de Progênie (TP) e o Serviço de Controle Leiteiro (SCL), mas também a criação do Sistema de Avaliação Linear do Girolando (SALG). O PMGG tem como objetivos principais a identificação de indivíduos geneticamente superiores, a multiplicação genética de forma orientada, a avaliação genética de características economicamente importantes e a promoção da sustentabilidade da atividade leiteira.
Os resultados do PMGG têm sido impressionantes. A raça Girolando é a que mais cresce na produção de sêmen, no Brasil, chegando à marca de 920.848 doses produzidas no ano de 2021, o que representa um aumento de mais de 9% em relação ao ano de 2020. Outro dado importante a ser ressaltado é o crescente incremento na produção de leite das vacas Girolando. Considerando a produção de leite em até 305 dias, em 2000, a produção média alcançava 3.695 kg e, já em 2021, essa média aumentou para 6.032 kg, representando um aumento de 60% no período de 20 anos.
Devido a estes e a outros fatores, a raça Girolando vem ganhando cada vez mais reconhecimento nacional e internacional, tornando-se, desta forma, a preferida para produção de leite nas regiões tropicais. No Brasil, esta raça possui grande aceitação e cerca de 80% do leite produzido no país provêm de animais Girolando, sendo capazes de manter bom nível de produção em diferentes sistemas de manejo e de condições climáticas.
Sobre a raça Girolando
A raça Girolando foi criada objetivando a formação de uma população bovina capaz de produzir leite de modo sustentável nas regiões tropicais e subtropicais. Ela é fundamentada no cruzamento das raças Holandesa (HOL) e Gir (GIR), passando pelas composições raciais que variam desde o 1/4 HOL + 3/4 GIR até o 7/8 HOL + 1/8 GIR. No entanto, o direcionamento dos acasalamentos busca a fixação do padrão racial na composição racial 5/8 HOL + 3/8 GIR, com objetivo de consolidar um gado produtivo e padronizado, que atenda às necessidades dos produtores de leite. Os animais advindos do acasalamento entre indivíduos 5/8 HOL são considerados como Puro Sintético (PS) da Raça Girolando, ou seja, a raça propriamente dita.