Conheça o único ultra-atleta do mundo que adotou uma dieta 100% de carne

Morador de Deerfield Beach, Alessandro Medeiros é conhecido na comunidade esportiva como o “primeiro ultra-atleta carnívoro do mundo”

O triatleta carioca Alessandro Medeiros, de 53 anos, ficou conhecido por sua dieta 100% carnivora. Morador de Deerfield Beach, Medeiros é conhecido na comunidade esportiva como o “primeiro ultra-atleta carnívoro do mundo”. Ele adotou uma dieta 100% animal, composta por carne bovina, frango, porco, peixe, vísceras e ovos em 2019, visando avaliar os efeitos da dieta em seu desempenho de alta performance. Ele desafia a noção convencional de que atletas precisam ingerir grandes quantidades de carboidratos durante atividades físicas, destacando estudos recentes que contradizem essa ideia.

Nesse ano, Medeiros alcançou um feito notável, conquistou a segunda posição na classificação da “Miami 100 Ultra Marathon“, uma corrida de 160 km realizada em 23 de setembro, com a participação de 32 atletas de várias nacionalidades. Medeiros ficou atrás de Lucas Hathaway, um americano de 30 anos. Já no ano passado alcançou o 12º lugar ao competir no Mundial de Ultraman na ilha de Kona, no Havaí, seguindo uma dieta exclusivamente carnívora.

ultra-atleta carnívoro
Foto: Divulgação

Recentemente, Alessandro Medeiros participou de uma conversa no programa Giro do Boi, transmitido pelo Canal Rural. Acompanhado por sua nutricionista, Letícia Moreira, o atleta compartilhou sua experiência e perspectivas sobre os benefícios de uma alimentação centrada em proteínas animais, com destaque para a carne vermelha bovina.

Durante a entrevista, exploraram o impacto da dieta carnívora na resistência física, especialmente em atletas como Alessandro. A opção alimentar do triatleta carioca, que exclui alimentos não provenientes de animais, busca entender os efeitos dessa dieta em atividades esportivas prolongadas.

É importante salientar que a escolha pela dieta carnívora não é uma novidade na vida de Alessandro Medeiros. Anteriormente, já dito, ele competiu no Mundial de Ultraman em 2019, no Havaí, seguindo uma abordagem de alimentação low carb e cetogênica.

Agora, o atleta está empenhado em conduzir uma série de medições para avaliar os impactos da alimentação carnívora em esportes de longa duração, considerando marcadores como sangue, glicose, oxigênio e corpos cetônicos.

ultra-atleta carnívoro
Foto: Redes sociais

O papel tradicional dos carboidratos como a principal fonte de energia para atletas de resistência tem sido questionado por pesquisas recentes. Alessandro está decidido a desafiar essa ideia consolidada.

Além da dieta exclusivamente animal, ele pratica o “jejum metabólico” durante suas corridas, essas provas, que podem durar horas ou até dias, ele conta com um carro de apoio que fornece suplementos alimentares. No último Ultraman, ele levou uma quantidade de fraldinha equivalente a 200 calorias, ficando abaixo da marca de 500 calorias por dia para ser considerado “jejum metabólico“. No total, queimou 17 mil calorias nessa competição.

ultra-atleta carnívoro
Foto: Redes sociais

Medeiros destaca que sua decisão de adotar uma dieta exclusiva de carnes e ovos é acompanhada por uma equipe médica no Brasil, composta por nutricionistas, cardiologistas e outros clínicos. Ele realiza exames periódicos e assegura que sua saúde está em perfeitas condições.

Para saber mais sobre a jornada esportiva de Alessandro Medeiros, acesse o perfil dele no Instagram @medeirosendurance

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM