Um lago com pedalinho de cisne e uma miniatura do Cristo Redentor decoram o sítio frequentado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Atibaia, interior de São Paulo.
Com 173 mil metros quadrados –equivalente a 24 campos de futebol–, a propriedade rural tem uma casa principal em frente à piscina e outras duas edificações, uma localizada logo atrás da sede e outra ao lado do lago. Há ainda uma área coberta em volta da piscina.
Segundo relatos feitos ao Ministério Público de São Paulo, a Usina São Fernando, empresa do pecuarista e amigo do ex-presidente José Carlos Bumlai, bancou a mão de obra para a construção da estrutura da casa anexa, com quatro suítes, a um custo de cerca de R$ 40 mil.
É em frente à piscina, na entrada do sítio, que está erguida a imagem de Cristo, enfeitando um pequeno jardim com luzes para iluminação noturna.
LAGO
O lago, dividido por uma ponte, tem dois pedalinhos em forma de cisne branco. A pesca é outra atividade de lazer praticada no lago.
Em setembro de 2013, a mulher de Lula, Marisa Letícia, comprou um barco com capacidade para cinco passageiros ao custo de R$ 4.126 e mandou entregar no local.
A contenção do lago coube à OAS, que, junto com Odebrecht e Bumlai, realizou parte das obras no sítio, segundo relato de profissionais próximos da empresa, ouvidos pela Folha.
A empreiteira ainda cuidou do escoramento do telhado da sede, que ameaçava ruir.
Na área do lago, há também uma horta de verduras com 11 canteiros. O local é coberto por rede e iluminado por dois postes de luz.
Em vista aérea, é possível ver que o sítio é cercado por uma densa vegetação.