Grande conhecido na pecuária, Carlos Viacava é o nosso Rei do Nelore Mocho; Marca CV abre temporada de vendas com oferta de quase 1.000 animais.
Um dos maiores nomes da pecuária de corte, Carlos Viacava, é o dono da marca CV Nelore Mocho. Atualmente, é considerado um dos grandes responsável pela difusão e melhoramento da raça Nelore no país. O seu plantel é criteriosamente classificado e selecionado desde as origens, conheça abaixo o nosso Rei do Nelore Mocho!
Toda a história iniciou com a aquisição em novembro de 1986 de 50 fêmeas OB, escolhidas com todo cuidado por nosso amigo e grande incentivador, Ovídio Carlos de Brito. Há 35 anos, marca CV Nelore Mocho investe em tecnologia para criar o rebanho do futuro, com matrizes que dão cria mais cedo e geram bezerros acabados mais rápido.
Segundo as informações divulgadas no site da empresa, eles buscam desde o início a orientação técnica e científica, começando pela visita do professor Randal Grooms da Universidade do Texas. Em seguida nos associamos ao recém criado PMGRN, “Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore” desenvolvido pelo Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, conhecido na ocasião como “Programa da USP”, recebendo o número de fazenda 07, a sétima a ingressar no Programa, que hoje conta com mais de 400 participantes.
Hoje o PMGRN é conduzido pela ANCP, Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores, presidida pelo professor Raysildo Barbosa Lôbo, daquela Universidade.
Pautado como principal objetivo na seleção do Nelore, especialmente do Nelore Mocho, foi a busca da fertilidade, característica indispensável a uma pecuária de resultados.
Com a concentração dos esforços para produzir animais férteis e precoces, com boa habilidade maternal para garantir a desmama de bezerros mais pesados ao desmame e que possam encurtar o ciclo da pecuária permitindo a produção de carne de excelente qualidade. Resumindo, busca-se a pecuária de resultados através da genética voltada para a produção de carne.
Fazendas
- Fazenda São José – Paulínia/SP
- Fazenda Campina – Pres. Venceslau/SP
- Fazenda Santa Gina – Pres. Epitácio/SP
Com um rebanho composto por 2.200 matrizes Nelore Mocho PO, buscamos colocar anualmente no mercado 600 touros e 200 matrizes com garantia de fertilidade e precocidade.
O rebanho CV nas fazendas continua apresentando ganhos genéticos importantes para as características de fertilidade, precocidade, ganho de peso e habilidade maternal. Os dados, atualizados com a inclusão da avaliação da geração nascida em 2007, evidenciam resultados positivos decorrentes da pressão de seleção, centrada na escolha de touros bem avaliados e no descarte de fêmeas que não alcançam os índices desejados.
Leilão 2021 com mais de 1000 animais na pista
A seleção CV Nelore Mocho abre a temporada de leilões 2021 no tradicional programa “De Olho na Fazenda”, do Canal do Boi. Entre os dias 18 de julho e 2 de agosto serão ofertados quase 1.000 animais, entre vacas, novilhas e touros PO, todos com avaliação da ANCP e garantia de fertilidade.
Maior vendedor de touros Nelore mocho do Brasil em 2019, segundo o ranking da revista AG, Carlos Viacava, titular da marca CV, comercializou 2.123 animais no ano passado, com destaque para a venda de 1000 touros e matrizes para reprodução, realizada em sua maior parte também pelo programa De Olho na Fazenda.
Neste primeiro leilão, todos os animais serão ofertados a preços fixos. Os vídeos dos lotes e as informações completas de cada um estarão disponíveis para consulta no hotsite da marca CV. Além disso, os animais serão apresentados em mais de 60 horas de transmissão dentro da programação do Canal do Boi e poderão ser adquiridos imediatamente.
- Como o Biochar está ajudando a NetZero a alcançar metas climáticas ambiciosas
- STJ decide: recuperação ambiental pode afastar indenização por dano – entenda como isso impacta o produtor rural
- Sebrae Minas vai conectar cafeicultores ao mercado e a tendências de inovação e sustentabilidade durante a SIC
- Soja em Chicago tem manhã estável; leia a análise completa
- Nespresso reforça seu compromisso com a cafeicultura regenerativa na SIC 2024
Os animais não vendidos até o dia 30 de julho serão colocados à venda em dois leilões, sendo os touros oferecidos no dia 1º de agosto, e no dia 2, as fêmeas.
Outro tradicional leilão da marca CV também já está com data marcada. Será realizado no dia 26 de setembro, das 14h às 24h, com transmissão do canal Terraviva. Serão ofertados 300 touros PO da geração 2019, todos com avaliação genética da ANCP e garantia de fertilidade.