
Ronaldo Silva, produtor do município de Cristina, na região da Mantiqueira de Minas, foi o grande campeão do Cup Of Excellence, o principal concurso de cafés especiais do país; Conheça a história do melhor café do Brasil.
Em meio a desafios climáticos e instabilidade de mercado, o Brasil conheceu o vencedor da safra de café arábica de 2024. Ronaldo Silva, produtor do município de Cristina, na região da Mantiqueira de Minas, foi o grande campeão do Cup Of Excellence, o principal concurso de cafés especiais do país, ao alcançar 92,32 pontos na xícara com seu lote de apenas oito hectares.
A jornada de Ronaldo até o título foi marcada por dedicação e mudanças estratégicas em seu manejo. Produtor de café há poucos anos, ele começou a enviar amostras ao concurso em 2020, mas somente em 2023 alcançou os primeiros lugares. Foi nesse período que, após ajustes em suas técnicas de pós-colheita, ele conseguiu elevar a qualidade de seu café a um nível excepcional.
“Optei por deixar o café em sombra para não secar muito rápido e evitar o sol intenso“, contou Ronaldo ao EP Agro, logo após receber a notícia de sua vitória. Ele também destacou a importância das práticas de sustentabilidade e rastreabilidade, fatores que garantem a consistência e qualidade do café, valorizando ainda mais o produto.
A importância da categoria via-seca e o reconhecimento internacional
O lote vencedor de Ronaldo competiu na categoria via-seca, principal vitrine do Brasil no mercado internacional. Essa categoria é dedicada aos cafés naturais, que secam com a casca, agregando características marcantes de sabor e aroma.
Na edição deste ano, o concurso que elegeu o melhor café do Brasil foi especialmente exigente, com um total de 40 amostras finalistas submetidas a uma rigorosa avaliação, que envolveu provadores e especialistas nacionais e internacionais.
Concorrência acirrada e padrões elevados
Para ser reconhecido, o café precisava alcançar uma pontuação mínima de 87 pontos em uma escala de 0 a 100. O concurso dividiu-se em três categorias: via seca para cafés naturais, via úmida para cerejas descascados ou despolpados, e experimental, onde os cafés passam por processos de fermentação induzida. Este ano, o padrão foi mais elevado: 13 amostras ultrapassaram os 90 pontos, atingindo a classificação “presidencial” e reforçando o reconhecimento da excelência dos cafés especiais brasileiros.

A valorização do café brasileiro
A conquista de Ronaldo Silva no Cup Of Excellence exemplifica como pequenos produtores podem competir em pé de igualdade com grandes fazendas ao investirem na qualidade e inovação no manejo. Com o reconhecimento no mercado internacional, o café brasileiro ganha força e prova seu valor em meio à crescente demanda por cafés de alta qualidade.
Com uma produção pequena e muito foco na excelência, Ronaldo não apenas garantiu uma posição de destaque para si, mas também para a região da Mantiqueira de Minas, conhecida por suas condições ideais para a cafeicultura e, agora, reconhecida mundialmente como um polo de cafés premiados.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Anec reduz previsão de exportação de soja do Brasil e agora vê queda em fevereiro
A Anec passou a ver uma queda na exportação brasileira de soja na comparação com o mesmo mês do ano passado.
Continue Reading Anec reduz previsão de exportação de soja do Brasil e agora vê queda em fevereiro
Aprosoja Brasil questiona taxa de 1,8% sobre exportação de grãos no Maranhão
Segundo nota divulgada pela entidade, a medida afeta a exportação de soja, milho, sorgo e milheto que passarem pelo território maranhense.
Continue Reading Aprosoja Brasil questiona taxa de 1,8% sobre exportação de grãos no Maranhão
Em carta conjunta, Sistema FAEP cobra melhorias nos Planos Safras 2024/25 e 2025/26
Entidades do setor produtivo ressaltam importância da estabilidade nos recursos e participação na elaboração das propostas para a próxima temporada.
Continue Reading Em carta conjunta, Sistema FAEP cobra melhorias nos Planos Safras 2024/25 e 2025/26
Abertura da Colheita da Oliva celebrará recuperação em relação à safra passada
Evento será realizado em 7 de março, em propriedade de Cachoeira do Sul, onde é produzido o Puro Azeite, pela família Farina.
Colheita de soja no PR avança para 40% da área, diz Deral; milho atinge 30%
Segundo o órgão, 80% das lavouras apresentam boas condições, enquanto 17% estão em condição média e 3% foram classificadas como ruins.
Continue Reading Colheita de soja no PR avança para 40% da área, diz Deral; milho atinge 30%
ABPA: Status sanitário reforça demanda por carne de frango do Brasil
Alta de exportações deve seguir ao longo do segundo semestre, avalia a ABPA; mercado interno deve seguir equilibrado; custos de produção são favoráveis no complexo soja.
Continue Reading ABPA: Status sanitário reforça demanda por carne de frango do Brasil