O maior pé de soja do mundo foi desenvolvido pelo produtor Nelson Roque Kappes, para chegar a esse tamanho, o pé de soja recebeu luminosidade 24 horas por dia durante todo o seu ciclo.
O pé de soja gigante foi exposto no estande da Dimicron e foi uma das atrações da feira Expodireto. A planta viajou mais de 2,5 mil quilômetros em cima de um caminhão até chegar a Não-Me-Toque. Para se ter uma ideia, uma planta “normal” produz em torno de 90 vagens. Esse, porém, possui três metros de altura e peso de nove quilos e 21.425 vagens, foi cultivada no município de Santa Carmem, médio norte do Mato Grosso à 500 km de Cuiabá, pelo produtor Nelson Roque Kappes, 62 anos.
O crescimento acima da média da soja, revela o produtor, está associado à combinação da luminosidade, preparação da cova e adubação intensa.
O crescimento acima da média da soja está associado à combinação da luminosidade, preparação da cova e adubação intensa. Os cuidados foram desde fazer uma cova no solo dois meses antes da semeadura, passando por estruturas de madeiras para firmar a planta e lâmpadas fluorescentes para garantir luminosidade intensa.
O objetivo da da empresa era trazer a planta para o seu estande é mostrar a capacidade que a semente tem, e a necessidade de ter um trabalho cuidadoso e grande dedicação às lavouras, não olha-las por hectares, mas, planta a planta partindo da semente e assim obter plantas com máxima eficiência. O agricultor relatou que é trabalhoso produzir algo assim e que requer muitos cuidados: “todo dia você tem que ir lá verificar. Não tenho dúvida do potencial da soja, o segredo é a dedicação”, comentou Kappes.