Tricampeão mundial da montaria em touros, Adriano Moraes é o embaixador da Festa do Peão; Aos 52 anos, peão é o primeiro atleta a receber honraria, antes dedicada a ídolos da música sertaneja. : ‘Título mais importante que já recebi’.
Tricampeão mundial de montaria em touros da Professional Bull Riders (PBR), Adriano Moraes, de 52 anos, foi eleito Embaixador da 65ª Festa do Peão de Barretos. Este é o primeiro ano que o título é entregue a um peão. Anteriormente, a honraria era dedicada à grandes nomes da música sertaneja.
Em sua 65ª edição, o evento que acontece de 18 a 28 de agosto volta a receber público após dois anos de restrições devido a pandemia. Entre as atrações deste ano está a Final Nacional da PBR Brazil que acontece nos dias 18, 19, 20 e 21 de agosto, e reúne os 30 melhores competidores da temporada em busca do título de campeão da edição brasileira do maior campeonato de Montaria em Touros do mundo e o bônus de 100 mil reais.
Gusttavo Lima, por exemplo, se consagrou “o Embaixador” por conta da Festa do Peão e ficou dois anos no posto. Emocionado, o atleta, chorou ao receber a homenagem da organização nesta quinta-feira (18), em cerimônia especial durante o primeiro dia de evento.
O anúncio foi feito oficialmente pelo Clube Os Independentes nesta quinta-feira (18) e a posse aconteceu durante a cerimônia de boas vindas aos finalistas da PBR Brazil, no Rancho Ponto de Pouso no Parque do Peão. Durante um ano, o tricampeão mundial será o representante da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos no Brasil e no exterior, marcando a primeira vez que uma figura de dentro das arenas recebe este título desde que ele foi criado em 2010.
“É o título mais importante da minha vida, porque não precisei montar em touro pra ganhar. Aqui é escolha e eu sou o primeiro. É o título mais importante que já recebi, que não é de performance, é um título de anos de construção. Ninguém pede esse título, tem de ser dado espontaneamente”.
Moraes conta que ficou surpreso com a homenagem e se sente honrado em representar a Festa do Peão, por ser uma de suas grandes paixões.
“Trinta e quatro anos atrás, se você perguntasse se eu tinha alguma ideia que isso podia acontecer, não. Já tive várias homenagens na minha vida, já estive em um dos maiores outdoors do mundo, já estive na Timesquare, mas nunca chorei desse jeito, não. Eu queria ser peão e hoje represento a indústria inteira. Minha paixão me chamar para ser o representante maior. [Antes] eram os maiores ídolos do sertanejo, do entretenimento musical. Nunca imaginei que teriam essa sensibilidade e esse reconhecimento é chamar algum de nós [peões]”.
Aos peões que competem este ano em Barretos e marcaram presença na cerimônia, Marcelo Murta, produtor de Os Independentes, falou que a homenagem tem valor histórico e destacou a intenção de trazer o evento mais próximo aos atletas que fazem parte dele.
“Estamos prestes a inaugurar uma nova fase do rodeio brasileiro, uma festa que vai ser histórica. Barretos formou uma geração de campeões da PBR. Os maiores competidores do mundo hoje são brasileiros. Isso tem um valor histórico principalmente de competência e profissionalismo. É a primeira vez que um embaixador pisa na areia, como vocês”.
“Ser o Embaixador da Festa do Peão de Barretos, é como ganhar mais um título mundial, só que dessa vez com a responsabilidade e a honra de representar todo o Rodeio brasileiro. Agradeço a Os Independentes pelo convite e espero poder contribuir ainda mais pelo crescimento e a valorização do esporte através deste título,” declarou o ex-atleta de Montaria em Touros e atual diretor da Professional Bull Riders no Brasil.
Atleta premiado e título ‘para sempre’
Ao receber a placa de Embaixador da Festa do Peão, Adriano Moraes chorou e agradeceu a presença dos atletas e ainda brincou dizendo que o título era ‘para sempre’.
“Barretos está na alma e no subconsciente de todo e qualquer sertanejo do Brasil. Represento o celeiro dos melhores competidores de touro do planeta. Barretos nunca vai morrer, vou ficar com o título para sempre, vocês tão morto. Parabéns por terem escolhido um peão”.
Adriano Moraes se aposentou das arenas em 2008. Em Barretos (SP), competiu pela primeira vez em 1989. Apesar de nunca ter vencido na cidade, o atleta é reconhecidamente um dos maiores nomes dos rodeios no Brasil e no mundo.
O novo embaixador da Festa do Peão de Barretos foi campeão mundial pela PBR nos anos de 1994, 2001 e 2006, é bicampeão brasileiro (1992 e 1993), campeão do Calgary Stampede (Canadá) em 1994 e bicampeão National Finals Rodeo (NFR) em Las Vegas nos anos de 1994 e 1996.
Atualmente, é diretor-proprietário da PBR Brazil.
Uma das marcas do tricampeão mundial foi sempre buscar contribuir para a melhorias e a evolução do esporte, bem como de todos os profissionais que faziam parte dele. Em 1997, quando liderava o ranking do campeonato da PBR, Adriano Moraes fez questão de marcar presença em Barretos. Solidário e prestativo, durante as classificatórias da semana, antes de começar a competição internacional ele estava nos bretes auxiliando e apoiando os jovens competidores brasileiros que buscavam brilhar no evento quando foi atingido por um touro e fraturou a perna.
Aquela fratura lhe rendeu alguns meses sem poder competir e lhe custou aquele que seria seu segundo título mundial, mas o espírito solidário de alguém que mesmo no topo do mundo colocou sua integridade física em risco para apoiar talentos desconhecidos, jamais foi esquecida na arena de Barretos.
- Frigorífico móvel que faz o abate de bovinos na própria fazenda
- Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita
- Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
- Volta de Trump ao poder deve acirrar concorrência agrícola entre Brasil e EUA
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
Outro fato marcante ocorreu em 2013, quando ele já estava “aposentado” das montarias, mas aceitou o convite para montar em um cavalo no Desafio do Bem em Prol ao Hospital de Amor, naquela que seria uma das montarias mais esperadas do ano. Infelizmente durante os treinos, às vésperas do evento ele sofreu outra fratura e não pode competir, mas deixou registrado na história mais uma vez que se doou em nome da solidariedade.
Por todo esse empenho e dedicação, Adriano Moraes é membro honorário do Clube Os Independentes, outra honra especial com a qual ele foi homenageado a alguns anos.
“O Rodeio de Barretos e o Clube Os Independentes fazem parte de minha história, seja nos anos que estive competindo nesta arena, nos anos em que atuei de alguma forma nos bastidores, sempre fui muito bem recebido, muito bem acolhido por todos e é sempre uma emoção nova poder voltar ao Parque do Peão. É muito gratificante poder dizer que sou o Embaixador da Festa do Peão de Barretos, agradeço ao presidente Jerônimo Muzetti e demais membros de Os Independentes por esta oportunidade” finalizou.